O Programa de Mobilidade da Iniciação Científica é uma iniciativa da PUCPR que possibilita o aprimoramento da formação de pesquisador dos estudantes participantes dos programas PIBIC, PIBITI ou PIBIC Master, por meio de uma experiência de pesquisa interinstitucional nacional ou internacional, contribuindo diretamente para a incorporação de novos conhecimentos e para uma formação global.
Estudantes de curso de graduação na PUCPR regularmente matriculados até o término da vigência, com no mínimo 50% da carga horária concluída, que sejam selecionados e indicados por um orientador e que cumpram os seguintes requisitos:
As etapas de Submissão e Implementação antecedem a vigência da pesquisa, o Desenvolvimento é realizado no período de 15 (quinze) meses, sendo até 6 meses na instituição parceira, e os Resultados são apresentados posteriormente no Seminário da Iniciação Científica (SEMIC).
Mobilidade Nacional |
O professor orientador deve ter parceria com Instituição de Ensino Superior ou Instituto de Pesquisa no território nacional e o estudante irá participar de um projeto de pesquisa desenvolvido interinstitucionalmente, podendo ficar até 6 meses na instituição parceira.
O programa é totalmente financiado com recursos próprios da PUCPR. Confira os benefícios no próprio edital.
Mobilidade Internacional |
O professor orientador deve ter colaboração internacional em suas pesquisas, sendo que o estudante selecionado irá participar de um projeto de pesquisa desenvolvido interinstitucionalmente, podendo ficar até 6 meses na instituição parceira.
O programa é totalmente financiado com recursos próprios da PUCPR. Confira os benefícios no próprio edital.
Os estudantes interessados no PIBIC Mobilidade devem procurar um professor pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e verificar se esse orientador tem disponibilidade de participar do edital. É muito importante fazer um planejamento de vida e de estudos para o período que estiver em mobilidade e, se a intenção for a mobilidade internacional, o domínio do idioma é fundamental, pois facilitará muito sua jornada.
Alinhadas as expectativas, a leitura do edital é fundamental para cumprir todos os critérios de elegibilidade do candidato, do orientador e do projeto de pesquisa.
Professor doutor vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu, pertencente a um grupo de pesquisa da PUCPR cadastrado no CNPq e que atenda as demais condições de elegibilidade do edital do programa.