O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovaçãovisa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica. Tem como objetivo estimular os estudantes nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação, incluindo tecnologias sociais. 

 

QUEM PODE PARTICIPAR

Estudantes de curso de graduação presencial da PUCPR regularmente matriculados até o término da vigência, com disponibilidade de 20h semanais para dedicar-se às atividades de pesquisa e que cumpram os seguintes requisitos:  

  • Ter currículo cadastrado na plataforma Lattes no CNPq (http://lattes.cnpq.br
  • Ter CPF regularizado na Receita Federal.  
  • Não exercer atividade remunerada (para bolsistas CNPq)
  • Atender as condições de elegibilidade do edital do programa 

JORNADA DA PESQUISA

Em sua jornada, o estudante irá entender as etapas do programa de iniciação científica. A submissão e implementação antecedem a vigência da pesquisa propriamente dita, o desenvolvimento é realizado no período de 12 (doze) meses, incluindo a entrega de relatórios (parcial e final) e os resultados obtidos são apresentados no Seminário da Iniciação Científica (SEMIC) que ocorre tradicionalmente no mês outubro. 

Implementacao
Clique para aumentar a imagem +

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

BOLSISTASNa PUCPR existem três categorias de bolsas distintas, duas com financiamento externo de agências de fomento (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) e uma com financiamento interno – PUCPR. 

VOLUNTÁRIOS |  O programa conta ainda com a modalidade ICV (iniciação científica voluntária), uma oportunidade extra para ampliar a participação de mais estudantes. A única diferença nesta modalidade é que o estudante não recebe a bolsa.

Fique atento às regras de cada modalidade:

Iniciação Científica e Tecnológica Bolsas CNPq Bolsas Fundação Araucária Bolsas Fundação Araucária – Inclusão Social Bolsas PUCPR Modalidade Voluntária
Ter bolsas de financiamento da graduação
(bolsa rotativa PUCPR, FIES, PROUNI ou Gente Boa)
Participar em programas internos ou externos da PUCPR na modalidade voluntária (sem bolsa)
(monitoria, PIBEP, PIBID, Apple Academy Developer, etc)
Fazer estágio remunerado ou não-remunerado
Ter vínculo empregatício
Ser sócio de empresa / MEI
Fazer intercâmbio durante a vigência da bolsa
Participar em outros programas internos ou externos na PUCPR com bolsa/remuneração (monitoria, PIBEP, PIBID, Apple Academy Developer, etc)
Participar de outros programas ICT da PUCPR
seja voluntário ou com bolsa

Legenda:

Pode
Não pode
Pode se apresentar declaração de ciência e concordância pelo orientador

COMO PARTICIPAR

Os estudantes devem procurar, dentro das áreas prioritárias do PIBITI (definidas em edital), um pesquisador que esteja disposto a integrá-lo em sua pesquisa e a orientá-lo. Fiquem atentos aos editais e ao calendário da Iniciação Científica. 

Clique aqui para conhecer os planos de pesquisas ativos da PUCPR, descobrir áreas tem interesse, bem como identificar os professores pesquisadores.  

Clique aqui para consultar o painel de vagas da Iniciação Científica. 

 

POR QUE PARTICIPAR?

  • Aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológicas 
  • Desenvolver habilidades em resolver desafios tecnológicos que as empresas e organizações enfrentam na solução de problemas da sociedade pós-moderna 
  • Obter crescimento acadêmico e pessoal, ampliando sua network e agregando valor ao seu currículo. 
  • Participação no Seminário da Iniciação Científica (SEMIC) 
  • Desconto de 50% na mensalidade dos Cursos de Pós-Graduação (stricto sensu – mestrado e doutorado e lato sensu – especialização) para estudantes que concluírem duas vigências completas.

QUEM PODE ORIENTAR?

Quem pode orientar? 

  • Professores pesquisadores em título de doutor ou mestre; 
  • Doutorandos e pós doutorandos, com autorização de seu respectivo orientador 

 É desejável que o pesquisador desenvolva um projeto de pesquisa preferencialmente alinhado às áreas estratégicas definidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIT) e em parceria com empresas e indústrias.  

Você é orientador, tem um projeto e precisa encontrar estudantes? CLIQUE AQUI e adicione as informações em nosso painel de vagas da iniciação científica.