Extensão Universitária

Extensão Universitária - 31 out 2024

1ª Jornada Extensionista da PUCPR premia docentes e estudantes por práticas extensionistas de excelência

O evento também contou com o 1º Prêmio Docente Extensionista da PUCPR e com menções honrosas a estudantes

A 1ª Jornada Extensionista da PUCPR, realizada de 22 a 24 de outubro, teve a participação de estudantes e docentes da primeira edição do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), promovido pela Fundação Araucária, além de profissionais e membros da comunidade externa. Além do PIBEX, o evento também sediou a cerimônia de premiação do 1º Prêmio Docente Extensionista, que reconheceu as melhores práticas de docentes em projetos que promovem impacto social e inovação por meio da extensão universitária, além da cerimônia de menção honrosa para estudantes do PIBEX.

A Jornada contou com momentos de integração entre estudantes e docentes que participaram do PIBEX 2023/2024, apresentações orais e de e-pôsteres, onde todas e todos puderam partilhar com a comunidade seus projetos, experiências no programa e de que forma participar das ações extensionistas impactaram na formação como estudantes.

Para encerrar o 1º Prêmio Docente Extensionista da PUCPR aconteceu uma cerimônia de premiação, que foca em dar visão a práticas docentes que promovem impacto social e inovação. As propostas vencedoras, avaliadas por uma banca externa de instituições nacionais e internacionais, foram escolhidas pela relevância acadêmica, valorização da aprendizagem-serviço e conexão com os valores Maristas de solidariedade e compromisso social. Os premiados foram: em 3º lugar foi para a docente Mariana Couto Siqueira, da Escola Politécnica; o 2º lugar para Carmen Luciane Sanson Abourihan, da Escola de Medicina e Ciências da Vida; e o 1º lugar para Thabata Cristy Zermiani, também da Escola de Medicina e Ciências da Vida.

A cerimônia também contou com um momento de menção honrosa para os estudantes, o 2º lugar ficou com a estudante Luisa Eugênia Delmondes Leandro, do curso de Cinema e Audiovisual (campus Curitiba), enquanto o 1º lugar ficou com a estudante Gabrielli Vitoria Ribeiro, do curso de Direito (campus Toledo). “Participar do projeto no atendimento jurídico a migrantes fortaleceu minha formação, sensibilizando-me para a importância da assistência jurídica em questões de cidadania e direitos humanos”, declarou a estudante Gabrielli. Por fim, esses momentos de premiação servem para reforçar a importância da extensão universitária como ferramenta de transformação social, mostrando a função da PUCPR na promoção do bem-estar da comunidade e na formação de laços significativos entre a academia e a sociedade.