Alquimia do aprendizado: percepções que se transformam em conhecimento
Bruna identificou que era importante complementar sua graduação com conhecimentos na área de gestão de negócios
“Todo ponto de vista é a vista de um ponto”, diria o escritor Leonardo Boff. Ou seja: as percepções dependem de cada pessoa e de como a cabeça de cada uma delas funciona. Às vezes, uma lacuna se torna uma fonte de frustração, outras vezes, de aprendizado. A estudante de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, Bruna Koerich, escolheu o segundo caminho.
Ela participou da 5ª edição do Programa de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa da PUCPR, o PIBEP, logo no começo da faculdade, porque quis abraçar todas as oportunidades e conhecer gente nova, já que tinha vindo de Santa Catarina para estudar. Sua equipe ganhou a competição, mas ela não seu deu por satisfeita. Durante a participação no programa, Bruna percebeu que deveria desenvolver mais seus conhecimentos sobre empreendedorismo e gestão de negócios. “Ainda que eu estivesse no começo da faculdade e tivesse muita coisa para aprender, sofri um pouco com alguns termos e conhecimentos dessa área”, explica Bruna. Mesmo não sendo o foco da graduação que havia escolhido, decidiu tomar uma atitude e transformar isso tudo em aprendizado.
Bruna então buscou disciplinas complementares na Escola de Negócios da PUCPR para associá-los aos conhecimentos em Arquitetura. “Eu consigo me enxergar trabalhando como arquiteta, mas se quiser abrir uma empresa, vai ser essencial entender disso”, acrescenta a estudante. Neste caminho, ela descobriu o International Business Program da PUCPR, programa da Universidade que serve como uma formação complementar a estudantes de graduação e pós-graduação, com atividades práticas em inglês tanto na área de negócios quanto em outras áreas de interesse, e que permite cursar um MBA no exterior sem custo. Para Bruna, foi a oportunidade perfeita de unir tudo o que ela precisava.
“Eu sou bem suspeita para falar, porque realmente me encantei com o programa”, brinca. “Mas eu gostei muito mesmo, tanto porque as disciplinas são em inglês e a gente pode aprimorar a língua no dia a dia, mas também porque é possível cursar diferentes matérias e pegar aquilo que vai fazendo sentido para cada um”.
Bruna, que agora está em ano de produção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conta que o IBP a ajudou, inclusive, fora das aulas, preparando melhor a estudante melhor para o futuro e a perder o medo do final da faculdade, que abala tantos universitários. “Eu passei a ter uma noção geral do mercado de trabalho, que é uma coisa que assusta um pouco nessa fase. Comecei o ano com medo, mas o IBP me tirou isso, mostrando que eu tinha possibilidades”, conta.
Apesar de ainda ter essas etapas a cumprir, antes de partir para o exterior, a estudante já começou a pensar sobre o futuro. Ela precisa escolher uma universidade e área de conhecimento para estudar no Master e, depois das vivências práticas internacionais com profissionais de mercado e disciplinas, ela já tem uma ideia: estudar marketing no Reino Unido.
Bruna vai compartilhar suas experiências com o IBP, ajudando outros estudantes a entenderem melhor o programa, em uma live no canal da PUCPR no Youtube.