Pesquisa

Pesquisa - 19 maio 2022

Alumni do curso de Nutrição da PUCPR é uma das selecionadas pelo ESPEN Educational Grant

Anualmente são escolhidos 15 membros, no mundo todo, para receberem o auxílio educacional

A estudante Maria Vithória Cordeiro Arruda, do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso da PUCPR/HUC, e alumni do curso de Nutrição, foi contemplada com um auxílio educacional ofertado pela European Society for Clinical Nutrition and Metabolism (ESPEN).  

“Acredito que um currículo que demonstre a evolução e dedicação, assim como uma carta de recomendação consolidada podem influenciar na seleção. Porém, durante o processo percebi que o mais importante é estar aberta ao aprendizado, as novas oportunidades e que nunca é cedo ou tarde demais para estudar”, declara.  

“Para mim, ser uma das selecionadas pela ESPEN é um grande reconhecimento e incentivo. A PUCPR forneceu uma base importante para entender em quais pontos eu precisava estudar e me aprimorar mais. As minhas tutoras na residência ficaram muito contentes com a notícia”, completa.  

A coordenadora do curso de Nutrição, Flavia Auler, destaca a importância de ter uma alumni do curso selecionada para um programa de treinamento com grande renome internacional como da ESPEN.  

“É a validação do elevado grau técnico e científico que o curso proporciona a seus estudantes ao longo da formação. Temos em nossa matriz curricular vários momentos nas disciplinas e estágios, em que o estudante é confrontado com cenários reais para que possam tomar decisões assertivas. Provavelmente foram estes momentos que fizeram a Maria Vithória alcançar elevada capacitação na área de nutrição clínica”, explica a docente. 

Auxílio educacional 

Para obter o auxílio, o participante deve ser aprovado em um dos centros de treinamento da ESPEN. Para isso, é necessário demonstrar interesse e pró-atividade na busca ativa. Depois do primeiro contato e reciprocidade no aceite, o participante passa por entrevistas.  

Após estas etapas, começa o processo para a obtenção do Educational Grant: o candidato tem que ser membro da European Society for Clinical Nutrition and Metabolism (ESPEN), ter uma carta de recomendação da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN/SBNPE) e a carta de aceite da instituição desejada. Além disso, o comitê da ESPEN faz uma análise de currículo e o candidato precisa preencher a documentação do processo.  

O ESPEN Educational Grant é concedido anualmente para 15 membros, no mundo todo, que realizarão algum programa de treinamento nos centros credenciados.