Astrofísico Marcelo Gleiser recebe título de Doutor Honoris Causa na PUCPR
No mesmo dia da homenagem, pesquisador conferiu palestra magna sobre ciência e espiritualidade
Nesta quinta-feira (24), o professor e astrofísico Marcelo Gleiser recebeu o título de Doutor Honoris Causa em cerimônia que ocorreu pela manhã e reuniu autoridades relacionadas à PUCPR. A homenagem é oferecida à pessoas que se destacam em suas áreas de atuação. A indicação é aprovada pelo Colegiado superior da Instituição.
Durante o evento, o físico elogiou programas oferecidos pela Universidade, como o American Academy. Ele também fez afirmações em relação à educação na academia: “o bom professor é aquele que cria no estudante a vontade de conhecer. O bom professor é, de certa forma, um revolucionário”.
Reconhecido pela promoção do diálogo entre espiritualidade e ciência, Gleiser é pesquisador da Faculdade de Dartmouth nos Estados Unidos. Ele foi o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Templeton. Segundo o professor, “cientistas que ganharam o prêmio são pessoas interessadas nessa conversa entre ciência e religião e, de alguma forma, participam dessa conversa”.
Essa é uma das preocupações nas discussões promovidas por Gleiser, que já participou de documentários, programas de tv e publicou livros, dois deles ganhadores do Prêmio Jabuti. “O que eu estou tentando fazer é mostrar que tanto ciência quanto religião e filosofia são aspectos complementares do questionamento humano, de como tentamos entender quem nós somos, de onde a gente veio, porque estamos aqui”, afirma o pesquisador.
Ainda na noite desta quinta, Marcelo ministrou a palestra magna “Em Busca de uma Nova Espiritualidade” que lotou a biblioteca da PUCPR na qual debateu novamente relações entre fé e ciência.