Destaque - 18 jul 2024

Caminhada do Meio-Dia: Mobilização Contra o Feminicídio em Curitiba

No dia 22 de julho acontece a segunda caminhada para conscientizar sobre essa luta diária

De acordo com dados do Ministério Público, divulgados pela RPC, em 2023 houve um aumento de 26% em casos de feminicídios ou tentativas de feminicídio. Além disso, uma mulher é vítima dessa violência há cada 15 horas, conforme o boletim “Elas Vivem”, da Rede de Observatórios da Segurança, divulgado no canal da CNN.

Para conscientizar ainda mais as pessoas sobre essa luta diária de diversas mulheres do Brasil e do Mundo, no dia 22 de julho, conhecido como o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, acontecerá a 2ª edição da Caminhada do Meio-Dia, com a concentração a partir das 11h30, na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba-PR.

A Caminhada do Meio-Dia é uma ação que integra a Campanha Estadual “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio”. Esta campanha mobiliza e convoca a sociedade à reflexão sobre o feminicídio, com foco na prevenção, conscientização e mobilização de todos para compreender o fenômeno e se envolver na erradicação dessa grave violação dos direitos humanos.

O objetivo dessa ação é conscientizar sobre o feminicídio, que é o assassinato de uma mulher pelo simples fato de ser mulher, seja no ambiente doméstico ou familiar, ou ainda motivado por menosprezo, discriminação ou ódio, perpetuando a falsa ideia de que a mulher é propriedade do homem. Considerando que as raízes da violência contra a mulher são estruturais e históricas, métodos eficientes de combate envolvem toda a sociedade, utilizando espaços públicos com ampla visibilidade para promover o diálogo direto com os cidadãos. Dessa forma, busca-se construir rupturas culturais necessárias para erradicar todas as formas de violência e promover uma sociedade justa e segura para todos.

A PUCPR participará dessa ação com os Núcleo de Direitos Humanos e o Mestrado de Direitos Humanos e Políticas Públicas. Para a professora Doutora Jucimeri Isolda Silveira, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos, “iniciativas como esta são fundamentais, especialmente diante do fato do Paraná ser o terceiro em feminicídio. Estaremos na caminhada para sensibilizar e promover uma cultura de não violência em nosso estado. Nossa universidade é parceira desta e demais iniciativas que promovem as atenções e direitos das mulheres”.

Para os(as) estudantes da PUCPR, essa atividade será certificada.

Participe dessa ação contra o Feminicídio!

Não deixe de compartilhar este conteúdo e de acompanhar as demais postagens do blog da Escola de Educação e Humanidades!