Notícias - 19 set 2024

Celebrações de Santa Clara de Assis foram marcadas por atividades de promoção social da mulher

Evento desenvolvido pela Casa de Francisco e Clara PUCPR mobilizou 30 microempreendimentos liderados por mulheres

Durante um mês, a Casa de Francisco e Clara PUCPR – estrutura mantida pela universidade, sob governança da Identidade PUCPR – desenvolveu diversas atividades realizadas em celebração à Santa Clara de Assis, cuja data litúrgica é celebrada em 11 de Agosto. Desde aquela data, a Casa promoveu Celebração Eucarística, Feira de Empreendedoras da região, lançamento de Programa Formativo para mulheres empreendedoras e uma Roda de Conversa que conectou academia e comunidade para discutir o papel transformador da mulher na sociedade na construção de uma nova economia, muito mais justa, solidária e sustentável.

É a primeira vez que a Casa desenvolve uma série de eventos e atividades em celebração e memória à Santa Clara de Assis. A iniciativa é uma forma encontrada para melhor se alinhar aos convites do Papa Francisco, explicitados no Pacto Educativo Global – em que um dos desafios é a promoção da mulher – e da Economia de Francisco e Clara – movimento que busca “realmar a economia”, tornando-a mais inclusiva e impondo-se como uma alternativa anticapitalista.

Saiba como foram as atividades em Celebração à Santa Clara

Celebração Litúrgica presidida por Dom Adenis

A Capela São Marcelino Champagnat, localizada no interior da Casa de Francisco e Clara PUCPR, foi espaço de realização da missa em memória litúrgica a Santa Clara de Assis, Santa Dulce dos Pobres e em ação de graças ao trabalho desenvolvido pela Casa. A missa foi realizada na tarde do dia 13 de Agosto de 2024, presidida por Dom Adenis Roberto de Oliveira (Arquidiocese de Curitiba), concelebrada pelos padres Marcos Huk (Paróquia Universitária Jesus Mestre) e padre Edézio Borges (Conselheiro Ordinário da Província Redentorista de Curitiba). Estiveram presentes empreendedoras da Vila Torres, estudantes da PUCPR que participaram da Missão Universitária Ir. Henri Vergès, pastorialistas do Colégio Bom Jesus, frades franciscanos, irmãos redentoristas e representações do Instituto Ciência e Fé, da Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR, da Pró-Reitoria de Missão Identidade e Extensão e do gabinete da Reitoria.

Feira Mulheres em Ação mobiliza 30 empreendimentos liderados por mulheres

Durante dois dias inteiros, o hall térreo do Bloco Azul da PUCPR – Campus Curitiba recebeu uma feira com o objetivo de potencializar e promover negócios de mulheres moradoras da Vila Torres e de outras regiões da cidade. Nos estandes, foram expostos produtos e serviços das mais diversas naturezas, como bijuterias, artesanatos, discos de vinil, acessórios, brinquedos geek, bonecas de pano, vestuário, doces artesanais, bolachas personalizados, artigos para pets, pijamas, livros, produção de tranças e penteados, além de pelúcias, canecas, cadernetas de anotações, suculentas e plantas.

As participantes foram selecionadas através de edital próprio e aberto. A proposta também consiste em um ciclo de formações periódicas até o final do ano, que vai contemplar conteúdos como comunicação e marketing, gestão e monitoramento de redes sociais, além de gestão financeira e saúde dos negócios. Os encontros serão realizados na Casa de Francisco e Clara PUCPR.

Roda de conversa “A mulher transformadora: Inspiração de Santa Clara de Assis para uma nova economia”

O encontro aconteceu na noite do dia 04 de Setembro, no quintal da Casa de Francisco e Clara PUCPR, sendo o primeiro evento transmitido ao vivo pelo Instagram da Casa. A atividade teve a mediação do professor Thiago Rocha da Cunha, do Programa de Pós-graduação em Bioética da PUCPR, e os(as) convidados(as) a pesquisadora Mariana Rogoski, do Colégio Bom Jesus e da FAE Centro Universitário e o Pró-reitor Acadêmico da UniSantaCruz, Dennys Girardi. A Roda de conversa destacou diversos aspectos históricos sobre a vida e história da Clara de Assis, sua relação com a proposta de São Francisco de Assis, a conexão das relações econômicas e sociais presentes da Laudo Si’, na Laudate Deum e nos princípios da Economia de Francisco e Clara.

Com expressiva presença de frades franciscanos, empreendedoras da Vila Torres, estudantes da PUCPR que participaram da Missão Universitária Ir. Henri Vergès e do processo Seletivo Especial da Vila Torres, a Roda de Conversa foi oportunidade de debater temas como a superação das desigualdades sociais, a economia solidária, a proposta indígena do bem-viver, além da popularização dos conhecimentos científicos junto às periferias e a partilha dos saberes populares com a academia.

Acompanhe o Instagram da Casa de Francisco e Clara PUCPR para saber das principais atividades, projetos e parcerias desenvolvidas no território da Vila Torres.