Destaque - 03 jul 2024

Curso de Ciência de Dados da PUCPR qualifica servidores e impulsiona inovação no Superior Tribunal de Justiça

23 servidores realizaram o curso de Trilha de Ciência de Dados, feito em colaboração da Escola Politécnica da PUCPR e o Superior Tribunal de Justiça

Utilizando a metodologia hands-on (mão na massa), servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), da Assessoria de Inteligência Artificial (AIA) e da Coordenadoria de Auditoria de Tecnologia da Informação (CAUT/AUD), adquiriram novas habilidades e conhecimentos para desenvolver projetos inovadores que buscam maior eficiência nas atividades do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Entre janeiro de 2023 e maio deste ano – aproximadamente 18 meses -, vinte e três servidores fizeram o curso de Trilha de Ciência de Dados, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em parceria com o Centro de Formação e Gestão Judiciária (CEFOR) do STJ, com duração de 230 horas.

O objetivo do curso é aprimorar a qualificação dos servidores em novas tecnologias, com destaque para a Inteligência Artificial. Os alunos fizeram uma imersão nas áreas de Machine Learning, Big Data e Data Science.

A formatura dos servidores aconteceu no auditório externo do STJ, onde eles apresentaram seus projetos, demonstrando como a inteligência artificial (IA) pode ser aplicada de maneira prática no Tribunal. Confira as propostas apresentadas:

• Sistema de avaliação e gestão de dados do serviço móvel pessoal: auxiliar nas tomadas de decisões a fim de adaptar planos e ofertas de serviços em futuras contratações.
  • Sistema de recomendação de competências: possibilitar que a inteligência artificial sugira para os servidores do STJ quais são as ações mais personalizadas e aplicáveis à sua realidade.
  • Legal Predict: aumentar a precisão e a confiabilidade da classificação de documentos jurídicos e redução do tempo necessário para a classificação de documentos.
  • Autoprevine: analisar automaticamente os documentos e dados das licitações, buscando identificar padrões e anomalias que podem indicar riscos de irregularidades.
  • Além da busca textual: permitir que usuários façam pesquisas em linguagem natural, sem precisar usar termos técnicos, e que consigam respostas mais precisas.
  • Sugestão Automática de Assuntos para Petições Originárias no STJ: utilizar algoritmos de aprendizado de máquina para analisar o texto da petição e sugerir os assuntos mais relevantes.
  • Adaptação de Domínios em Grandes Modelos de Linguagem: melhorar a eficiência de tarefas como pesquisa jurídica, redação de decisões e revisão de documentos.
  • Memoriais: gerar resumos precisos e concisos dos memoriais, aplicando critérios uniformes para a análise dos memoriais, garantindo equidade e consistência no processo.

Vilmar Abreu Junior, Coordenador do Curso e Diretor de Transformação de Processos da PUCPR, falou brevemente sobre o que o curso de Trilha de Ciência de Dados oferece: “É um curso bem complexo no ponto de vista técnico, ele aborda os conceitos de algoritmos, estatística, modelagem e aprendizagem de máquina que são os pilares da Ciência de Dados.”

Vilmar declarou ainda que “foi uma alegria ensinar para os interessados, participativos, curiosos que estavam ali realmente para aprender e fazer a diferença. Então, por isso, louvamos vocês, formandas e formandos, por se tornarem profissionais de ciência de dados, competentes, qualificados, prontos a responder às demandas da sociedade”.