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Destaque - 12 maio 2022

Curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR faz parte do Programa Brasil-Estados Unidos de modernização da educação superior na graduação

Ele está entre os 8 cursos selecionados no Brasil, entre 51 propostas

O curso de Engenharia de Controle e Automação da PUCPR é um dos oito cursos do Brasil, selecionado entre 51 propostas, que faz parte do Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da educação superior na Graduação (PMG-EUA).

O Programa foi criado para estimular a modernização do Ensino Superior brasileiro, alinhado com as reformas educacionais realizadas em muitos países, que desejam fortalecer seus sistemas de educação superior, ciência, tecnologia e inovação.

Realizado pela Capes, em cooperação com a comissão Fulbright e com apoio do Conselho Nacional de Educação (CNE), o programa financiará primeiro os Projetos Institucionais de Modernização (PIMs) de cursos de engenharia.

De acordo com a Fulbright Brasil, os objetivos do programa são:

– Criar ambiente que favoreça o desenvolvimento do pensamento criativo, com sólida base teórica, da capacidade de inovação e de empreendedorismo dos graduandos de engenharia;

– Gerar modelos inspiradores de currículos, de metodologias de ensino-aprendizagem e de gestão de cursos de graduação, que possam ser reproduzidos no sistema de ensino superior brasileiro;

– Formar redes de colaboração acadêmica entre o Brasil e os EUA, para o aprimoramento da qualidade da educação na graduação e alinhamento com as tendências internacionais da área de engenharia;

– Integrar o curso de graduação com os diferentes níveis de formação superior, com a sociedade e com o setor produtivo;

– Criar um ambiente propício à modernização da educação brasileira, com apoio de regulação apropriada junto ao CNE;

– Compor os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

O professor Ricardo Alexandre Diogo, responsável pelo Programa da Escola Politécnica da PUCPR, conta que as oito instituições parceiras selecionadas são responsáveis por motivar, inovar, inspirar e disseminar boas práticas para a modernização da Educação em Engenharia no Brasil.

“Estamos certos de que a escolha do curso foi em função de toda a modernização que a PUCPR tem conduzido para a formação por competências, treinando os professores e modernizando espaços de aprendizagem”, ressalta o docente.

O que o PMG fornece para o PIM da PUCPR? 

1. Recursos para a reforma/construção de salas que promovam metodologias ativas de aprendizagem. Este recurso já foi 100% utilizado no 1º ano do projeto (2019). Os locais podem ser visitados no 2º andar, do Bloco 9.

2. Recursos para quatro anos, para aquisição de material de consumo nas iniciativas de modernização. Este é o 4º ano da PUCPR, nos próximos quatro anos é a PUCPR que fará a contrapartida.

3. Até 10 visitas de curta duração, por ano, para estudantes de doutorado bolsistas CAPES, CNPq ou Fundação Araucária, selecionados para o PIM. Viagens para os EUA, em universidades referências na Educação em Engenharia.

4. Até duas missões de trabalho por ano, para professores da PUCPR envolvidos com o PIM. Viagens para os EUA, em universidades referências na Educação em Engenharia.

5. Recursos para trazer até dois especialistas em Educação em Engenharia norte-americanos por ano.

O professor conta que as viagens realizadas são de duas semanas, com objetivo de disseminar as boas práticas para modernização da educação em engenharia.

Saiba o que foi feito em cada ano:

2019:

Reformas dos espaços de aprendizagem

Reforma de dois espaços de aprendizagem com recursos da Fulbright e próprios da PUCPR. Os dois ambientes passaram a contar com layout tipo “group share”.

Cada laboratório tem cinco mesas de trabalho com seis lugares. O tampo da mesa foi feito em laca branca, para expor ideias da mesma forma que nos quadros brancos.

Cada mesa tem uma Android TV para compartilhamento do trabalho em equipe. Ela também possui uma bancada móvel para facilitar a movimentação de experimentos e atividades hands on. Assim, o espaço ficou flexível para quaisquer disciplinas que se encaixam no formato do laboratório.

Por meio do Teams, mesmo antes da pandemia, as aulas podem ser transmitidas para as TVs e gravadas. Os labs foram rebatizados para Dick Morley (em homenagem ao inventor do CLP) e James Watt (inventor do controlador centrífugo por esferas da máquina a vapor).

Missões
Uma missão de trabalho foi realizada em 2019, pelos professores Emerson Donaisky e Ricardo Diogo, em Dallas, no ABET Symposium, com o objetivo de Acreditação Internacional dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação.

Outra missão de trabalho dos professores Tiago Francesconi e Ricardo Diogo, no chamado Study Tour, com visitas no MIT, Stanford, Pittsburgh, Rice University, Notre Dame, Illinois (UIUC) Purdue e University of Texas – Austin.

2020
– A PUCPR recebeu a visita do professor Yogendra Kakad, da UNCC (University of North Carolina – Charlotte). Ele trouxe sua experiência na Educação em Engenharia, especialmente na área de Engenharia de Controle.

– Com a pandemia, as atividades foram realizadas de maneira remota. A CAPES forneceu recursos para compra de materiais de consumo.

Dentre eles, placas de prototipagem eletrônica que permitem o desenvolvimento de protótipos para Industrial Internet of Things (IIoT). Foram montados kits, de forma personalizada e enviados para os estudantes de algumas disciplinas.

– As missões de trabalho foram interrompidas e transformaram-se em videoconferências sobre Educação em Engenharia. Para facilitar a compreensão e o ensino durante este período, os professores Anderson Szejka, Ricardo Diogo e Rodrigo Pierezan montaram, em suas casas, laboratórios remotos. Confira a notícia e assista o vídeo do Projeto Natal.

– Também foram feitas parcerias com startups para fornecer desafios e mentorias para os estudantes durante a disciplina de Computação Ubíqua, da Engenharia de Produção. Desta forma, surge um primeiro piloto para a CH extensionista das novas DCNs das engenharias.

– Os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção receberam a Acreditação Internacional.

2021:

Novos laboratórios

O formato dos novos laboratórios, Dick Morley e James Watt, facilitou as aulas HyFlex do 1º e 2º semestres. Equipes de estudantes híbridas podiam ser montadas, com cada mesa em videoconferência dos grupos. O professor também podia acompanhar o que os estudantes faziam, por meio do compartilhamento de tela e/ou arquivos no Teams. O acesso remoto aos experimentos do laboratório foi concedido, de forma a permitir atividades práticas pelos alunos distantes.

Produção acadêmica

Dois capítulos de livros foram publicados, um para a Abenge, e outro para a CNI.

O Artigo sobre “Problemas Reais de Engenharia em disciplinas” foi apresentado no World Engineering Education Forum 2021. A leitura pode ser feita aqui.

Consultorias e projetos

– Replicação do modelo de aprendizagem baseada em desafios, com horas de mentoria de empresa de SC, nas disciplinas de Internet of Things (IoT) e Engineering Project Management. No semestre seguinte, o projeto foi continuado com a empresa na disciplina de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina.

– Constituição do Board of Expert Advisors (BEA) composto por 4 professoras norte-americanas especialistas na Educação em Engenharia. Elas deram consultoria sobre formação por competências, planos de ensino para competências e rubricas de avaliação que foram aplicadas em disciplinas. Também houve consultoria para Projeto Final de Curso Multidisciplinar e parcerias com empresas.

– Concepção e Projeto de um Sistema Inteligente para Gestão de Competências, alinhado aos procedimentos de Acreditação Internacional.