IBP

IBP - 15 mar 2022

Cursos da Escola de Negócios da PUCPR formam profissionais alinhados com o mercado de trabalho

Ensino por meio de competências, aprendizagem além da sala de aula e internacionalização são os pilares da EN

Os cursos da Escola de Negócios da PUCPR foram desenvolvidos para formar líderes com visão global e estratégica para contribuir com as mudanças das organizações e da sociedade. Um dos principais diferenciais da Escola de Negócios é a sua conectividade com o mercado.

O Decano da Escola de Negócios, professor Dr. Bruno Henrique Rocha Fernandes, conta que os professores dos cursos têm experiência empresarial além da excelência na docência. Para manter o alinhamento constante com o mercado, a Escola tem uma área “In Company”, na qual dezenas de empresas procuram a EN para capacitar seus colaboradores e executivos, e serviços de consultoria.

Ele enfatiza que o fato destas empresas procurarem a Escola é uma evidência do quanto percebem que a Instituição é conectada com o mercado e capaz de solucionar os seus problemas.

“Também temos um Conselho Consultivo de Executivos, que reúne presidentes de grandes corporações do Estado e do país, como Volvo, Renault, Incepa, Boticário, Coamo, Sebrae, Unimed Paraná, entre outros. Em encontros periódicos, estes executivos acompanham o desempenho da escola, validam nossos projetos e trazem ideias para melhorar nossa atuação e nos deixar ainda mais conectados com as necessidades de mercado”, explica o docente.

Por meio do Business Lab (Laboratório de Gestão), as empresas apresentam problemas e os estudantes analisam e desenvolvem soluções às empresas, que avaliam a qualidade dos trabalhos.

Cada curso também tem as suas ações específicas, como o Estúdio de Economia e Finanças, que elaboram boletins de conjuntura e cálculo de inflação que são divulgados na mídia nacional; o Núcleo de Pesquisa de Mercado; Laboratórios de prática contábil, entre outros.

O empreendedorismo é uma característica muito forte da EN, que desenvolve programas para incentivar os estudantes a montarem suas empresas e também tem parceria com a Hotmilk, aceleradora de empresas da PUCPR.

“Tudo isso resulta em uma grande procura de nossos estudantes por empresas, tanto para estágio como para contratação efetiva”, explica o docente.

Formação por competências

A formação nos cursos da Escola de Negócios da PUCPR é por competências, isso significa que é voltada para a prática. “Acreditamos que a competência é algo que se adquire praticando, não assistindo alguém falando. Por isso as aulas são baseadas em metodologias ativas, as quais os estudantes praticam a gestão em sala”, explica o professor.

Sarah Plucinski Cesar cursou Marketing na PUCPR e conta que a formação proporcionou bases sólidas de teorias fundamentais e suas aplicações no mercado de trabalho.

“Fiz estágio desde meu primeiro ano e apliquei os conhecimentos adquiridos na graduação no meu dia a dia em empresas como: Coca-Cola, Tesa e Gazeta do Povo”.

Ela também escreveu um artigo científico (PIBIC), abriu uma empresa por meio do Pibep e fez um intercâmbio na França. Após a graduação, Sarah se mudou para São Paulo e foi trainee da Honda, e mais recentemente, da Hyundai Motors.

Para Fernando Lickfeldt, a Escola de Negócios da PUCPR faz parte da sua vida além da trajetória acadêmica. Quando ingressou no curso de Marketing, sua mãe começou o curso de Contabilidade. Durante o segundo ano do curso, ele conheceu sua esposa Francyanne Lima.

francyanne-e-fernando-escola-de-negocios-empregabilidadePara ele, o diploma da PUCPR e as diversas atividades ofertadas, projetos de pesquisa fizeram a diferença na sua carreira. Ele conta que conseguiu seu estágio na área por meio da plataforma do PUC Carreiras.

Nessa empresa ele permaneceu durante oito anos. Depois, foi contratado por outra grande multinacional em São Paulo, como analista e especialista, na qual permaneceu por mais dois anos.

“A PUC com sua pluralidade abriu muitas portas, desde cursar e ajudar a construir o melhor curso de Marketing do Brasil, até as duas iniciações cientificas (PIBIC), que tive a oportunidade de realizar”.

Acreditação AACSB

Os cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Marketing, PPAD (Mestrado e Doutorado) e PPGCOOP (Mestrado Profissional), da Escola de Negócios, têm a certificação internacional da AACSB (Association to Advanced Collegiate Schools of Business), acreditação que comprova o padrão internacional de ensino da EN.

A PUCPR é uma das 5 Instituições no País que têm o selo.

Internacionalização

A PUCPR e a Escola de Negócios têm o Global Classes, programa pelo qual recebem dezenas de estudantes estrangeiros que vêm para assistir aulas em inglês. Estas aulas são abertas a todos os estudantes da EN, o que significa que todos podem ter uma formação internacional mesmo estando no Brasil.

Para quem deseja ter uma experiência internacional estudando um semestre em outra universidade no exterior, a PUCPR tem parcerias com outras escolas, para as quais os estudantes podem ir sem pagar a mensalidade na instituição estrangeira e nem no Brasil, no período do intercâmbio.

O professor Bruno explica que a Escola de Negócios também tem os seus programas internacionais, o curso de Administração Internacional e o International Business Program (IBP) proporcionam a oportunidade de o estudante obter uma dupla diplomação ou um master (ou MBA) com algumas das universidades parceiras da PUCPR.

francyanne-escola-de-negocios-pucpr-empregabilidadeA egressa Francyanne Lima conta que estudar na PUCPR abriu muitas portas na sua vida profissional e acadêmica. Quando cursou Marketing na Instituição, participou de atividades extras que contribuíram para a conquista de uma vaga efetiva em uma Multinacional durante o curso.

Por meio dos incentivos e bolsas de pesquisa, ela realizou um intercâmbio para Nova York na State University of New York (SUNY). Francyanne também cursou a Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na PUCPR graças ao tempo dedicado ao PIBIC.

Atualmente cursando Mestrado em Gestão da Informação com ênfase em Marketing Intelligence, em Portugal, ela conta que o renome da PUCPR foi essencial para a seleção. “Atuo como Category Manager na Ferrero e, novamente, reforço a importância do endosso de uma “Pontifícia” no currículo a nível internacional, principalmente, no âmbito europeu, sendo um fator decisivo para a minha recolocação no mercado Português”.

Conheça alguns diferenciais dos cursos da Escola de Negócios que foram citados:

Administração: International Business Program (IBP) – curso de formação internacional complementar, com duração de três a cinco anos, que pode ser cursado em paralelo a outra graduação ou voltado para graduados em qualquer área do conhecimento. Com o IBP, após o término da graduação, automaticamente o estudante é aceito para fazer MBA de um ano no exterior por um custo menor que a média de mercado de uma graduação + MBA.

A PUCPR é a única universidade que oferece essa modalidade de programa no país. O estudante poderá cursar o MBA em Instituições parceiras na Bélgica, Coréia do Sul, Espanha, França, Índia, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

Ciências Contábeis: os estudantes contam com diversas atividades extraclasse em espaços como Business Lab Empreender, Business Lab Inovar, Business Lab Sustentar, Business Lab Expandir, Agência PUC (Aceleradora Hotmilk), Laboratório de Práticas de Gestão, Estúdio de Economia e Finanças, PIBEP, Núcleo de Pesquisa em Marketing, Projeto Comunitário, Laboratório de Simulação Empresarial, entre outros. Há também atividades como Cases de Ensino, a Semana de Educação Financeira e as Semanas Acadêmicas.

O curso de Ciências Contábeis conta com parceria da Receita Federal por meio do NAF (Núcleo de Apoio Contábil Fiscal), fazendo que o estudante utilize a plataforma da Receita Federal e faça atendimentos à comunidade.

Economia: interação entre o mercado e os estudantes por meio de abordagem multidisciplinar na sala de aula e na Residência em Economia Aplicada, Laboratórios equipados com softwares de última geração que permitem que o estudante vivencie na Universidade situações reais de mercado.

Marketing: o curso de Marketing da PUCPR oferece uma formação consistente em Pesquisa e Estratégias Mercadológicas. É o único Bacharelado em Marketing de Curitiba, o curso conta com professores altamente qualificados e aulas práticas que abordam situações reais de mercado. Ao final do curso, os estudantes participam, em conjunto com egressos e profissionais do mercado, do evento Inside Marketing, que promove a apresentação e premiação dos melhores Projetos de Conclusão de Curso.

Confira todos os cursos da Escola de Negócios