Desafio PUCPR Empresas 2022 traz soluções reais em RH para multinacional
Câmpus Londrina mobilizou estudantes para conectarem diferentes gerações e promover o engajamento do time por meio de propostas inovadoras de integração
A “grande debandada” (Great Resignation, em inglês) é um fenômeno que começou no mercado de trabalho estadunidense com 47 milhões de pessoas deixando seus empregos voluntariamente somente em 2021. O movimento também teve reflexos no Brasil – dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Previdência (Caged) registraram 2,9 milhões pedidos de demissão voluntária apenas entre janeiro e maio de 2022, cerca de 33% do total das demissões no país. Uma das principais razões é a falta de conexão na equipe e com a empresa.
Uma parceria entre a PUCPR Câmpus Londrina e a multinacional indiana de tecnologia Tata Consultancy Service (TCS) desafiou estudantes de áreas distintas para promover o engajamento multigeracional na empresa. O Desafio PUCPR Empresas 2022 foi a primeira edição de um concurso entre estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Psicologia e Direito em que grupos criaram trabalhos na área de gestão de Recursos Humanos desenvolvendo projetos a serem aplicados na empresa estudada.
Segundo Henrique Ceciliato, professor do curso de Administração da PUCPR Londrina, os estudantes foram ver de perto o ambiente com visitas técnicas, reuniram dados e receberam mentorias para desenvolver competências específicas, como as soft skills.
“Em um desafio de gestão de pessoas não há uma solução única ou matemática para o problema, mas várias possibilidades. Esta situação faz o estudante ampliar seu ponto de vista e desenvolver uma visão sistêmica pensando no colaborador, na empresa e no mercado ao mesmo tempo. O senso crítico e o trabalho em equipe também precisam ser desenvolvidos nas equipes”, afirma.
Os grupos apresentaram modelos e projetos em favor do engajamento e uma convivência harmoniosa entre funcionários de diferentes gerações e especialidades. Entre as propostas apresentadas, o time campeão trabalhou em três pilares: cultura do pertencimento, processo de contratação e ambiente.
Para promover a valorização da cultura organizacional, a proposta foi reservar um dia da semana para todos vestirem a cor da empresa, chamado de “Tata Day”. A ideia de união ganha forma em um mural com impressões de tinta das mãos de cada colaborador e novas hashtags inspiram o dia a dia como #TATALONTAON. Em relação ao recrutamento, a proposta trouxe dinâmicas para favorecer a sensação de vitória aos que chegam ao final do processo e formas alternativas de comunicar a contratação.
A equipe campeã do Desafio PUCPR Empresas foi anunciada dia 07 de novembro: Maria Eduarda Sgrignoli Carreri (Psicologia), Isabella Gabarrão (Psicologia), Isabela Ferreira Lacerda (Direito) e João Daniel Temporim (Administração). Os universitários ganharam uma oportunidade de entrevista na multinacional para estágio ou emprego.