PUCPR lança Projeto de Pesquisa subsidiado pela John Templeton Foundation
PUCPR, em parceria com USP e Indiana University, lançam projeto de Psicologia Cognitiva da Religião
A PUCPR, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Indiana University, dos Estados Unidos, está conduzindo um projeto de pesquisa financiado pela John Tempeton Foundation, em que o principal tema é o estudo científico da cognição religiosa no Brasil.
O objetivo do projeto é promover pesquisas sobre a Psicologia Cognitiva da Religião a serem desenvolvidas com originalidade, levando em conta a viabilidade do projeto e sua especial relevância para o contexto brasileiro.
Serão 10 as propostas de pesquisa escolhidas e subsidiadas pela Fundação John Templeton. Os projetos devem ser concluídos em 12 meses.
Linhas de pesquisa:
Identidade religiosa
Inclui sua construção à luz do sincretismo, seu desenvolvimento ao longo da vida útil, e mudança, conversão religiosa.
Atribuição sobrenatural
Inclui potencial dissonância cognitiva entre relatos de atribuição concorrentes (por exemplo, Deus, santos, espíritos) e atribuições internas versus externas de agência na posse do espírito e Teodiceia.
Representações de seres sobrenaturais
Inclui atributos de localidade e relações com Deus, espíritos e santos, baseando-se na Teoria do Apego e/ou em outros marcos teóricos relevantes, seja na perspectiva transversal ou na vida útil.
Informações:
Valor da bolsa e Instituição Financiadora:
- Cada um dos 10 projetos escolhidos terá direito a uma bolsa de até R$36.000 financiados pela John Templeton Foundation.
- Os projetos devem ser elaborados de modo a serem possíveis de serem concluídos em um ano (12 meses).
- Após a conclusão, espera-se que os projetos ganhadores viajem para uma importante conferência norte-americana relevante, com ênfase na Psicologia da Religião, com o objetivo de apresentar os resultados.
Estão envolvidas as seguintes Universidades:
No Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade de São Paulo (USP) e nos Estados Unidos, Indiana South Bend (IUSB).
Quem pode se inscrever? (Público-Alvo)
Projetos individuais e colaborativos serão considerados. No caso de projetos colaborativos, é incentivado o envolvimento de estudantes de graduação a pós-doutorado.
Para inscrever-se no Programa é essencial que o pesquisador tenha pleno domínio do inglês. Afinal, o candidato deverá submeter o seu projeto de pesquisa em inglês na hora da inscrição, mesmo que o desenvolvimento da pesquisa possa ser em português.
[CLIQUE AQUI para mais informações sobre o Projeto e submissão de propostas]
Informações sobre professores orientadores:
Mary Rute Gomes Esperandio – PUCPR
Wellington Zangari – USP
Kevin L. Ladd – IUSB
E-mails para contato:
Mary R G Esperandio: [email protected]
Dúvidas sobre submissão de propostas: [email protected]