Câmpus

Câmpus - 28 ago 2024

Dia do Psicólogo: conheça o Núcleo de Prática em Psicologia da PUCPR

Composto pelos estudantes de Psicologia, o Núcleo atende a comunidade e oferece vários tipos de atendimentos gratuitos importantes

Dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo, uma das profissões que mais buscam novos profissionais, segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

De acordo com a pesquisa, depois de uma pandemia enfrentada e o aumento crescente de problemas relacionadas a saúde mental, a procura por um psicólogo aumentou em 25% , o que deve aumentar nos próximos anos.

Reconhecendo a importância de formar bons profissionais, a PUCPR conta desde 2016 com o Núcleo de Prática em Psicologia (NPP). O espaço foca em atender todas as demandas da comunidade e atingir as exigências que são precisas para formar o melhor psicólogo.

Os estudantes de Psicologia começam os atendimentos a partir do 6º período, quando realizam as entrevistas iniciais. Depois, no 8º período, são feitas as práticas clínicas com os estudantes em grupos.  E por fim, do 9º ao 10º período são feitos os estágios supervisionados em práticas clínicas e de saúde e qualidade de vida.

No NPP já foram atendidos 958 pacientes e realizadas aproximadamente 9.388 sessões semanais de 50 minutos.

Conheça o NPP

O Núcleo de Práticas em Psicologia (NPP) da PUCPR foi criado em 1983, resultado da aglutinação de três serviços distintos que atendiam, até então, as necessidades de formação do profissional de Psicologia: o Gabinete de Psicologia, a Clínica de Psicologia e a Coordenação de Recursos em Psicologia Escolar – COOPERAR. Ao longo dos anos, o núcleo tem ampliado seus serviços com o objetivo de atender simultaneamente às exigências para a formação do psicólogo e às demandas da comunidade.

A seriedade e competência dos trabalhos realizados têm gerado propostas inovadoras de intervenção e pesquisa no campo da Psicologia. O Núcleo de Prática em Psicologia tem administrado um número cada vez maior de atendimentos à comunidade, prezando pela qualidade dos serviços prestados.