Semana do Meio Ambiente: dicas para ser mais sustentável
Colaborar com o meio ambiente é papel de todos, inclusive dos cidadãos de maneira individual.
Com os humanos mais restritos devido ao isolamento, a natureza deu sinais de recuperação. Houve uma diminuição visível da poluição em algumas cidades e a aparição de diversos animais em áreas urbanas. Isso levou a questionamentos sobre os impactos reais da ação humana no planeta.
Além de todos as repercussões da pandemia na natureza, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que devem ser cumpridos até 2030, dentre os quais as questões ambientais são intrínsecas e, no dia 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas como colaborar com o meio ambiente de forma prática no dia a dia?
1 – Repense suas compras
Repensar a real necessidade de comprar novos equipamentos eletrônicos, roupas e alimentos, por exemplo, é uma forma de consumir de maneira consciente e contribuir com a preservação ambiental. Isso evita o desperdício de recursos e o descarte de embalagens e materiais. Para produzir uma única camiseta, por exemplo, são gastos 2.495 litros de água. Além disso, refletir antes de comprar colabora também para a saúde do seu bolso.
2 – Evite o uso de embalagens descartáveis
A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná identificou, em março, que a produção de lixo doméstico dobrou durante a quarentena. Portanto, sempre que precisar fazer compras, pense como carregá-las sem o uso de saquinhos e sacolas plásticas, contando com a ajuda de versões retornáveis, por exemplo. “Adotar” copos e garrafas usando-os mais vezes também ajuda a diminuir o descarte de embalagens plásticas.
3 – Troque as lâmpadas
Sempre que possível, substitua as lâmpadas normais por versões de LED. Elas são mais eficientes, econômicas e costumam durar mais. Já existem diversas opções de lâmpadas com esta tecnologia a preços acessíveis.
4 – Incentive marcas que tenham ações sustentáveis
Sempre que for comprar, pesquise se a marca tem ações de sustentabilidade, como gestão de resíduos, apoio a comunidades e produtores locais, logística reversa, economia de recursos naturais, etc. A sustentabilidade é papel de todos e as indústrias têm uma atuação importante dentro de suas cadeias de produção.
5- Consuma produtos orgânicos
Os produtos orgânicos são mais naturais, não têm agrotóxicos, adubos químicos, entre outros componentes. Assim, além de colaborar com a saúde, ajudam a proteger o solo e a água da contaminação e, ainda, incentivam pequenos produtores. Assim que possível, dê uma passada na feira perto da sua casa (mas com toda a segurança!).
6- Aproveite os alimentos integralmente
Falando em alimentos, é muito importante aproveitá-los integralmente. Talos, folhas, sementes e cascas rendem diversas receitas diferentes. Eles ainda podem ser usados como adubo em hortas caseiras que, inclusive, são uma boa opção para ter sempre ingredientes frescos e orgânicos na alimentação. Porém, também é necessário fazer um bom planejamento e não comprar mais do que vai consumir, evitando o desperdício. Se perceber que não conseguirá comer algo antes de estragar, doe o alimento enquanto estiver em bom estado para quem precisa.
7- Reutilize a água
Alguns estados do Brasil estão passando por uma estiagem histórica. O Paraná, por exemplo, passa pela pior seca da história, com 10 meses sem chuva, e reservatórios da capital com volumes próximos a 40%. Por isso, reaproveite a água usada na máquina de lavar para limpar calçadas, tapetes e o seu carro. Nos locais onde a chuva vem aparecendo também é possível aproveitá-la. Colocar um balde onde a água cai é uma forma simples de fazer a captação.
8- Não jogue óleo de cozinha na pia
Jogar o óleo na pia entope o encanamento, mas esse não é o único problema. Por conta das substâncias insolúveis, o óleo descartado de maneira errada pode causar refluxo de esgoto e contaminar a água dos mananciais. De acordo com o Instituto Akatu, deixando de descartar uma colher de óleo na pia e encaminhando-o para postos de coleta seletiva, uma família de quatro pessoas terá evitado, depois de um ano, a poluição de 136 mil litros de água, quantidade que poderia atender suas necessidades pelo mesmo período.
9- Seja responsável pelo seu lixo
O descarte correto do lixo é de responsabilidade de cada um. Não jogue o lixo na rua ou nas praias e, sempre que vir algo fora do local correto, jogue na lixeira apropriada. O descarte incorreto do lixo pode causar enchentes e a morte de animais marinhos, que ingerem por engano ou enroscam nesses materiais. Em casa, separe o lixo entre orgânicos e recicláveis e limpe esses últimos itens. Ambos os processos são fundamentais para que a reciclagem ocorra e a sociedade seja mais sustentável.
10- Calcule sua pegada ecológica
A nossa forma de vida deixa marcas no meio ambiente. Para conhecer melhor esses impactos, o site Pegada Ecológica, da WWF em parceria com o Governo Federal, permite calcular sua pegada ecológica. O resultado mostra quantos planetas seriam necessários para manter o seu estilo de vida. A partir dele, é possível rever alguns hábitos e aplicar algumas das dicas acima.