EEH realiza curso de formação de professores para oferta de Global Classes
Oitava edição teve presença de docentes, coordenadores e do agente de Internacionalização da PUCPR Toledo
Participantes do curso “English as a Medium of Instruction” (EMI), oferecido pela Escola de Educação e Humanidades (EEH), tiveram sua primeira aula no dia 15 de janeiro. O curso, ministrado pela professora Doutora Karina Fernandes, oferece suporte linguístico e pedagógico aos docentes que desejam lecionar utilizando uma outra língua que não é a sua nativa. Ao todo serão três semanas de preparação para a PUCPR Câmpus Toledo aumentar a sua oferta de disciplinas Global Classes.
Durante as aulas, os participantes têm a oportunidade de refletir sobre o papel da língua ao lecionarem suas Global Classes, pensar mais sobre seus contextos de atuação, ressignificar o que é ser um bom professor, diferenciar estratégias de ensino-aprendizagem, aumentar a autonomia e protagonismo dos estudantes em aulas como essas.
Os professores já estão se vendo em uma comunidade de prática que vem refletindo sobre estratégias para tornar o ensino mais eficaz, não somente em suas próximas ofertas de Global Classes, mas também nas disciplinas que já atuam. A motivação para novas ofertas de matérias tem crescido a cada aula e o engajamento tem sido um grande incentivo para um início do ano.
“Até o momento, mesmo tendo apenas três encontros, já posso dizer que superou as minhas expectativas. O curso está me ajudando não só em termos de pensar nas Global Classes (que ainda irei ofertar), mas também na minha atividade docente como um todo”, comenta o coordenador do curso de Psicologia, do Câmpus Toledo, Ronaldo Adriano Alves Santos.
Ele ainda agradece e parabeniza o conteúdo e a forma que o processo foi conduzido. “Já conversei com os responsáveis para organizarmos mais edições e outros cursos seguindo essa lógica, não só para a Global Classes”, completa.
Conheça a docente responsável pelo curso
A Professora Karina Fernandes é Doutora em Estudos Linguísticos, com ênfase em EMI e formação de professores pela UFPR (2020). Junto com seu orientador do doutorado, desenvolveu um curso de formação para professores universitários que desejassem lecionar suas disciplinas em outro idioma. O Curso já está em sua 8ª oferta, sendo a 2ª pela PUCPR.
Mestre em Estudos Linguísticos com ênfase em estratégias de oralidade, pela UFPR (2014). Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas pela UTFP (2010). Graduada em Letras Português-Inglês pela PUCPR (2007).
Atualmente é Professora Assistente na PUCPR, nos cursos de Letras Português-Inglês; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Humanidades e Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, além de pertencer ao Núcleo Docente Estruturante do Programa American Academy. Atua como coordenadora nos Cursos de Especializações: Multilinguismo e Educação Global e Tradução Profissional. Coordena os Cursos de Extensão: Plurilinguismo e Educação Global; Educação Infantil Multilíngue, Bootcamp de Tradução. Tem constante interesse pela Educação Bilíngue, a qual aplica em seus filhos gêmeos.