Escola de Negócios organiza ações em benefício de comunidade de coletores de recicláveis
Iniciativas têm como objetivo arrecadar fundos para construção de barracão para sede da cooperativa
Com o objetivo de ajudar a comunidade de coletores de recicláveis da Vila Tiradentes, no CIC, a Escola de Negócios da PUCPR mobilizou-se para arrecadar fundos para a construção de um barracão, que será a sede de uma futura cooperativa de reciclagem.
De acordo com Cristiane Gomes, coletora de recicláveis dessa comunidade, com o barracão, a coleta de recicláveis terá um local apropriado para seu tratamento, uma vez que hoje cada coletor é obrigado a levar os resíduos para a própria casa, expondo a si e seus familiares à possíveis contaminações advindas do lixo, além de atrair animais peçonhentos como escorpiões e cobras.
A mobilização da Escola aconteceu por meio de um conjunto de iniciativas: um almoço beneficente, que ocorreu na sede do Ministério Público do Paraná, além da venda de rifas e uma campanha de financiamento coletivo em plataforma da internet. Foi uma grande corrente do bem que alcançou 50% do valor do necessário para a construção do barracão.
Essa corrente está em consonância com a missão e os valores Maristas, reunindo professores, estudantes, corpo técnico e decanato em torno de um mesmo propósito. Além disso, tais iniciativas permitiram a vivência da prática das políticas de ESG que têm sido amplamente difundidas e vivenciadas pela Escola.
A ESG é definida por 3 fatores, na sigla em inglês: Environmental (cuidado com o meio ambiente), Social (responsabilidade social) e Governance (governança). Foi um termo publicado em 2004 em uma análise do Pacto Global da ONU sobre como incorporar estes elementos nas empresas do mercado financeiro de capitais.