Ação social do Projeto Comunitário faz troca de material reciclável por alimento
Realizada na comunidade da Caximba, também foram entregues brinquedos e doces em comemoração ao Dia das Crianças
Nas palavras do Papa Francisco: “somos convidados a aceitar este chamado; sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias…”. É exatamente essa a proposta do Projeto Comunitário, incentivar os acadêmicos a estarem nas regiões afastadas do centro urbano para a prática de ações em diferentes realidades sociais.
Uma dessas ações é a “campanha de reciclagem”, na qual estudantes participam do processo da troca de materiais recicláveis por alimentos. O objetivo é ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, além de colaborar com o meio ambiente.
Essa atividade é realizada em parceria com a Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino, localizada no Tatuquara. De acordo com a coordenadora de projetos da instituição, Maria Julia Xavier, essa troca do Projeto “Reciclar é Viver” acontece todo mês (uma vez no sábado e outra na terça-feira) e abrange 11 comunidades diferentes.
“Essa troca não tem dinheiro, a moeda de troca é o reciclável para comprar os alimentos. Ela também ajuda o meio ambiente, pois eles não jogam o lixo nas ruas e dá outra aparência para o bairro, pois antigamente tinha muito lixo”, explica.
A estudante de administração, Lucimeire Aparecida Silva Perassoli, escolheu participar dessa ação social por se identificar com a causa.
“É um projeto lindo e muito organizado. Eu me identifiquei com a missão, a visão e os valores que eles têm. Eu gostei muito, pois as pessoas da comunidade acolhem a gente, eles vêm com muito amor, vontade de estar junto, de conhecer, de participar. Se mais pessoas tiverem a oportunidade de vir aqui, eu digo para aproveitar e participar, pois ajudar essas pessoas é muito gratificante”, destacou.
Conhecer e ajudar as pessoas da comunidade tem sido uma ótima experiência de vida para o estudante de Direito, João Guilherme Giacomitti.
“Optei por fazer a atividade no Vovô Vitorino por abranger desde crianças até pessoas mais idosas. É muito bom brincar com as crianças, sentir a energia delas e ver o sorriso no rosto das pessoas e do trabalho que elas fazem para participar dessa troca dos recicláveis por alimentos. É gratificante poder ajudar e estar aqui, sentir essa vibração de estar presente na vida das pessoas, mudando de alguma forma a vida delas, isso faz a diferença para todos nós”, ressaltou.
Projeto Comunitário na Associação Vovô Vitorino
A parceria do Projeto Comunitário com a Associação Vovô Vitorino acontece há muitos anos e cada acadêmico que participa faz a diferença, conforme destacou Maria Júlia.
“É um orgulho ter a participação dos acadêmicos aqui, não só nesse projeto da reciclagem, mas em outras ações que fazemos. Eles ajudam, mas também aprendem muito com essa vivência na comunidade que precisa e está pedindo socorro. Às vezes as pessoas falam que aqui não é Curitiba, mas é Curitiba sim, só que é a periferia e nós estamos aqui para auxiliar essas famílias e o Projeto Comunitário vem muito ao encontro disso”.