DCE

DCE - 05 jun 2024

Estudantes votam para eleger Diretoria do DCE PUCPR no dia 06 de junho

A chapa Conexão concorre para representar os acadêmicos de todos os Câmpus e EAD

O Diretório Central dos Estudantes é a entidade unificada de representação dos estudantes da PUCPR, seja frente à administração da Universidade, à UPE/UNE ou ao Estado. O DCE representa coletivamente os estudantes dos Câmpus de Curitiba, Londrina e Toledo.

Fundado em 1975, o DCE é a mais antiga entidade de representação estudantil da Universidade. Desde então, participou em momentos marcantes da história brasileira, como na campanha pelas Diretas Já em Curitiba, na Campanha do Fora Collor e pela criação de Centros Acadêmicos Independentes dentro da PUCPR, que foram proibidos pela Ditadura Militar na Reforma Universitária de 1973.

A estrutura do DCE:

1.Assembleia Geral dos Estudantes (AG):Composta pelos estudantes de todos os cursos e câmpus da Universidade, incluindo a Pós-Graduação, é a entidade máxima de deliberação e legislação do DCE PUCPR. Possui autoridade soberana sobre as demais entidades do DCE e tem como função principal eleger a Diretoria.

2.Conselho de Entidades de Base (CEB):Composto por todos os Centros Acadêmicos da Universidade, possui autoridade sobre as decisões da Diretoria e tem como função fiscalizar e dar aval às ações e propostas desta, bem como tem poder de proposta e ação.

3.Diretoria: Eleita anualmente, é composta por 18 cargos, sendo estes: 1 presidente e 2 vice-presidentes, 3 secretários, 3 tesoureiros e Diretores de Câmpus e Escolas. Para ser membro da Diretoria, o aluno precisa estar devidamente matriculado da Universidade, a partir do terceiro período. Cabe à Diretoria do DCE administrar a entidade e representá-la frente à Reitoria e aos Decanos/Diretores de Câmpus. A Diretoria também aponta os 5 representantes discentes no Conselho Universitário (sendo 3 da Graduação e 2 da Pós-Graduação), no Conselho Acadêmico das Escolas e na Comissão Própria de Avaliação (CPA). A escolha da Diretoria se dá por meio de uma eleição anual, com inscrição prévia das chapas concorrentes.

Todos os estudantes de graduação da PUCPR podem votar para eleger a nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE), nesta quinta-feira, dia 06 de junho. A votação ocorrerá de forma online, das 8h às 21h, por meio do link.

O DCE é a entidade que representa os acadêmicos de todos os Câmpus da PUCPR e das modalidades à distância, em ações na Universidade e fora dela.

O resultado será divulgado na sexta-feira (07/06), nos canais do DCE PUCPR.

Como votar?

• Acesse o link;
  • Realize o seu login (o usuário é o prefixo do e-mail institucional, sem @pucpr.edu.br);
  • Selecione Eleição do DCE;
  • Escolha a opção desejada;
  • Conclua a sua votação.

Para participar deste momento tão importante com mais tranquilidade, recomendamos que os estudantes acessem a ferramenta com antecedência, verificando o correto funcionamento do seu login.