Ética na educação superior foi o tema abordado no Seminário Internacional
Evento reforça parcerias internacionais da PUCPR
Em parceria com a PUCPR e a Escola de Educação e Humanidades, a Fundação Globethics realizou o seminário Internacional “Ethics in Higher Education for Better Lives and Societies: Governance, Cyber Ethics and Sustainability”.
O evento reuniu pesquisadores e pesquisadoras da Universidade e de diversos países. O Seminário Internacional foi organizado pelo professor Rudolf von Sinner, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia e pelo professor Altair Olívio Santin, titular do Programa de Pós-Graduação em Informática. O Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Mateucci, foi representado pela pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação, professora Paula Cristina Trevilatto.
O evento focou em questões de meio ambiente, social e governança (ESG, na sigla em inglês), em desafios éticos de tecnologias digitais como chatGPT e em exemplos de campus sustentáveis. Um dos palestrantes foi o Vice-Reitor da PUCPR professor Vidal Martins. Em sua fala ele abordou sobre como realizar a governança nas universidades contemporâneas com ética.
“O modelo de gestão e de governança tem que levar em consideração a integralidade do sujeito, seu contexto de vida ali na universidade e também fora dela”, explicou. “Devemos cuidar dos stakeholders com uma conduta que olha para o bem da maioria das pessoas e que proporcione esse bem quando aplicada”, completa.
A estudante Eva Gislane, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Teologia (PPGT), acompanhou o evento e disse que ele apresentou muitas informações sobre o que está sendo aprimorado e refletido a respeito da ética no ensino superior.
“Isso é por causa dos novos desafios que a inteligência artificial vem oferecendo com a possibilidade do ser humano não precisar mais pensar para alcançar seus objetivos de estudo e pesquisa. A grande questão é até onde a IA pode ir sem prejudicar a humanidade?”
Para ela o evento foi muito produtivo e esclarecedor por causa dos temas abordados sobre a ética nas produções acadêmicas e também no dia a dia. “As palestras eram bem embasadas (com fontes e pesquisas), trouxeram uma reflexão e propostas de ações diante o nosso cotidiano como pesquisadores e geradores de opinião. Também observei a sinergia entre a sociedade com as instituições tanto governamentais como educacionais”, diz a estudante.
O que mais chamou a sua atenção foi a preocupação e o empenho das instituições em entender a ética no Ensino Superior para então proporcionar uma vida melhor para com toda a sociedade, com uma atuação séria e comprometida em uma ética global e sustentável, sempre visando a vida e seus desafios de bem vivê-la.
Globethics
A Globethics é uma Organização Internacional Não-governamental sem fins lucrativos, com sede na Suíça, que trabalha para o desenvolvimento de lideranças éticas, por meio da integração entre compromissos públicos e acadêmicos. Além disso, inclui sabedorias éticas culturais, religiosas, filosóficas e humanistas sendo assim ponte entre as diferentes visões de mundo.