Evento promove o envelhecer com qualidade de vida e respeito
Festival SouGeros atraiu centenas de pessoas para a PUCPR Londrina
A PUCPR Câmpus Londrina sediou o SouGeros, primeiro festival sobre longevidade no Paraná. O evento teve uma programação animada com apresentações musicais, de dança, palestras e desfile de moda, além de painéis e oficinas abertas à comunidade.
Centenas de pessoas participaram das atividades na sexta-feira e no sábado (07 e 08 de julho), visitaram os estandes dos expositores e as opções gastronômicas. O festival voltado a pessoas 50+, acima dos 50 anos, abordou temas variados como saúde física e mental, direito, administração, turismo e qualidade de vida.
A idealizadora do evento Mity Shiroma celebrou, agradecendo as pessoas que fizeram o projeto acontecer e aqueles que foram prestigiar a programação. “Foi um sucesso. A gente se surpreendeu com a receptividade do público e com a participação em todos os momentos da programação”, disse. A ideia é que o Festival Geros seja parte da agenda anual de eventos de Londrina e do Paraná ampliando o alcance das discussões e debates iniciados nesta primeira edição.
A diretora da PUCPR Londrina, Nádina Moreno, destacou a participação maciça da comunidade nas atividades oferecidas e nas ações da Arena Geros (palco principal do evento).
“As pessoas continuam trabalhando, contribuindo com a sociedade e estão empenhadas em transformar o mundo. No festival, elas nos mostraram isso”. A professora ressaltou ainda o empenho e profissionalismo das pessoas que atuaram nos bastidores e que fizeram o festival acontecer.
“Espero que o Festival tenha muitas outras edições para que a gente possa continuar discutindo como envelhecer com qualidade de vida, respeito e carinho. Londrina tem apoiado muito as políticas públicas em favor do idoso por meio de associações e ações governamentais, especialmente da Secretaria Municipal do Idoso. É muito importante trabalharmos todos juntos em prol de um envelhecimento saudável”, concluiu.
Naide Souza, também organizadora do festival, observa que a presença de diversas autoridades locais, estaduais e até pessoas de referência nacional, demonstra um novo olhar sobre o envelhecimento. “Precisamos quebrar paradigmas, falar sobre o envelhecimento e com uma perspectiva da qualidade de vida. Por isso, é muito importante a chancela das autoridades”, explica.
Entre as autoridades presentes, estiveram o vice-prefeito João Mendonça, a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, os vereadores Eduardo Tominaga e Lu Oliveira, assim como a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Luciana Alvarez, e o presidente estadual do Conselho do Idoso, Jorge Nei Neves.