Destaque - 06 set 2024

Globo Repórter destaca a presença de animais terapeutas na PUCPR

Projetos da Universidade buscam aliviar o estresse do dia a dia no ambiente acadêmico e apoiar em atendimentos de saúde

No dia 16 de agosto, o Globo Repórter, programa da Rede Globo, exibiu uma reportagem sobre a presença de animais nos ambientes. O Projeto Focinhos da PUCPR e a Cacau, a cão terapeuta da área da saúde, foram os destaques.

A vida na Universidade pode exigir muito dos estudantes, professores e colaboradores. Em alguns momentos, é preciso desligar e aliviar os sentimentos. É neste momento que o Projeto Focinhos entra em cena!

O PUCPR Acolhe, setor de apoio estudantil, é o responsável pela iniciativa, que está presente no Câmpus há cinco anos. Hoje já são mais de 40 voluntários, desde cachorros até um pônei, a Luna… Todos os cursos recebem a visita dos animais, como também os eventos promovidos pela Universidade ao longo do ano. Os encontros são semanais e funcionam para ajudar na saúde mental e integral, que está diretamente conectada com o desempenho acadêmico do estudante.

Apesar de ser uma grande ajuda para toda a comunidade acadêmica, os próprios animais também se beneficiam muito. Ao se aproximar do Câmpus, eles já reconhecem que estão chegando para mais um dia.