Fique por dentro - 13 maio 2024

Inscrições para a 9ª Feira de Ciências e 5ª Mostra Paralela da PUCPR começam no dia 20 de maio

O evento foca em incrementar o ensino da ciência e indagar criações inventivas e investigativas para a evolução da sociedade

O mês de maio marca o início do período de inscrições para a Feira de Ciências e a Mostra Paralela da PUCPR. Os eventos científicos acontecem entre os dias 22 e 24 de outubro e são uma oportunidade especial para jovens cientistas mostrarem seus conhecimentos científicos. As inscrições iniciam no dia 20 de maio e se estendem até o dia 5 de agosto.

A Feira de Ciências chega na sua nona edição, enquanto a Mostra Paralela vive a sua quinta edição. Os eventos contam com o mesmo propósito de despertar vocações científicas e tecnológicas e a capacidade inventiva e investigativa que contribuem para promover o desenvolvimento da sociedade.

Na sua oitava edição, em 2023, a Feira contou com 92 projetos submetidos, de 193 estudantes e de 19 colégios. Na fase final, 59 projetos, de 122 estudantes e de 18 colégios foram aprovados. Enquanto na quarta edição da Mostra 62 projetos foram submetidos, de 111 estudantes e de 14 colégios. Na fase final, 33 projetos, 66 estudantes de 11 colégios foram aprovados. Estudantes de estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul também marcaram presença.

Os eventos também contam com um eixo temático a cada ano e, em 2024, o tema será “Energia”. Todos os trabalhos precisam estar envolvidos em pelo menos um dos quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

• ODS 7 – Energia limpa e acessível;

• ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis;

• ODS 12 – Consumo e produção responsáveis;

• ODS 13 – Combate às alterações climáticas.

SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO

Melhores trabalhos da edição serão premiados

Os estudantes com os melhores trabalhos serão premiados nos eventos com bolsas de Iniciação Científica Júnior no valor de R$300,00 mensais. Ao vencer, o estudante pode participar de projetos desenvolvidos por grandes pesquisadores da PUCPR, em diferentes áreas de conhecimento, além de poder vivenciar a rotina na universidade.

Este ano,  os premiados em primeiro lugar levarão para casa um troféu;os que ficarem em segundo levarão medalhas; e, para fechar, quem terminar em terceiro receberá uma menção honrosa. A grande novidade para esta edição está por conta da bolsa de pós-graduação Lato Sensu para o professor premiado na categoria “Professor Destaque”. O vencedor poderá escolher entre 16 opções de cursos da PUCPR.