Escola de Direito

Escola de Direito - 08 mar 2022

Inscrições para participar da Semana da Mulher da PUCPR já estão disponíveis

Evento será realizado de 14 a 19 de março, nos formatos online, híbrido e presencial

pucpr_mes-da-mulher_banner-integra-810px520px

A Semana da Mulher da PUCPR será realizada de 14 a 19 de março. Durante esse período é possível acompanhar diversas palestras, conferências, rodas de conversa e oficinas, nas modalidades online, híbrida e presencial.

Além disso, acontecerá a feira das mulheres empreendedoras, apresentações culturais atendimento à comunidade feminina e às mulheres migrantes, dentre outras atividades.

Para a coordenadora da Escola de Direito da PUCPR, professora Dra. Vivian Lima López Valle, a Semana da Mulher da PUCPR, organizada pela ED com participação das outras Escolas da Universidade, nos convida a refletir sobre a sociedade que queremos em tempos de profundas transformações, na qual é irrefutável que a presença e a sapiência femininas são essenciais para a construção de uma sociedade mais digna para todos.

A professora conta que desde 2018 temas que abrangem a condição feminina na contemporaneidade, a igualdade social e a necessidade de refundar o pacto social a partir de uma visão mais inclusiva são debatidos e refletidos neste evento que cresce a cada ano.

“Enquanto Coordenadora do Curso de Direito, busco dar lugar de voz e espaço de escuta a este universo feminino e plural, e integrar os homens nessa caminhada, para que possamos juntos construir pontes e abrir portas”, detalha.

“Desejo que esse momento nos ajude a pensar mais sobre o que queremos para o nosso futuro, num mundo mais igualitário, onde a força do trabalho de cada indivíduo seja recompensada, sem distinções de qualquer tipo, e as mulheres sejam respeitadas e reconhecidas por seu esforço pessoal e competência, e possam livremente decidir seus caminhos e o que querem e  podem ou não fazer. Que possamos todos ser feministas e inclusivos. E que possamos viver num mundo melhor a partir disso”, finaliza a docente.

Os/as estudantes que desejam participar do evento podem se inscrever, conferir a programação completa e palestrantes aqui.

Ação Social

Nesta edição da Semana da Mulher, a Escola de Direito da PUCPR realizará uma ação social para arrecadação de absorventes para o combate à pobreza menstrual.

Ela acontecerá em parceria com o Projeto ABSOR.VER, desenvolvido pela Clínica de Direitos Humanos da PUCPR, que busca combater a pobreza menstrual por meio de duas linhas de atuação: conscientização acerca do problema e arrecadação de itens de higiene pessoal (Instagram: @nedidhpucpr).

A entrega dos pacotes de absorventes deverá ser efetuada na secretaria do Curso de Direito até o dia 25/03. No momento da doação será anotado o nome do (a) estudante para validar as horas de atividades complementares.

A instituição beneficiada pelas arrecadações é o Instituto Todas Marias que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica, crianças, migrantes e a comunidade LGBTQIA+.

Certificados

Para a emissão dos certificados direto pelo sistema do Eventum, o/a estudante deverá realizar o check-in e check-out de cada evento que se inscreveu.

Os/as estudantes que desejarem computar as horas desses certificados como horas de atividades complementares, deverão contribuir doando 1 (um) pacote de absorventes para a Ação Social.