Pesquisa

Pesquisa - 09 maio 2022

Lançamento do livro “A gente mira no amor e acerta na solidão” será realizado no dia 10/05

Docente de Psicologia da PUCPR aborda sobre os temas de maneira facilitada para o público em geral

A professora Ana Suy Sesarino, do curso de Psicologia da PUCPR, da Escola de Ciências da Vida, realizará no dia 10/05, às 18h, no Auditório John Henry Newman, o lançamento do livro “A gente mira no amor e acerta na solidão”, que é o resultado dos seus anos de pesquisas teóricas sobre o que ela aprendeu com os estudantes da graduação e pós-graduações, o que aprendeu com a sua própria análise pessoal, em sua clínica e em conversas com amigos.  

Escrito em formato de conversa, a pesquisadora pretende bater um papo com o leitor. “ Tentei dividir o que entendo sobre o amor e a solidão, de uma maneira respaldada pela teoria e pela experiência”, conta a professora. 

“Espero que o livro possa alcançar e ser alcançado por pessoas que se interessam sobre o amor para além de suas idealizações românticas, pelo amor enquanto a experiência de amar, o que inclui alegrias e também tristezas, solidões satisfatórias e outras mais doloridas. Desejo que as pessoas possam aprender algo, não com o livro, mas com elas mesmas a partir do encontro com esta obra”, explica Ana.  

Pesquisas e outras obras  

A docente pesquisa sobre o assunto desde 2012, ano que iniciou o seu mestrado. Durante esta etapa acadêmica, o seu tema de pesquisa foi o amor e o desejo pela perspectiva psicanalítica.  Em 2015, essa dissertação de mestrado foi publicada como o livro “Amor, desejo e psicanálise”, pela editora Juruá. Ana explica que embora seja um livro no qual ela tenta abordar assuntos acadêmicos de uma maneira mais acessível, é um livro técnico, no qual o vocabulário não alcança tantas pessoas.  

Em 2017, ela entrou no doutorado para pesquisar o feminino e o amor em Psicanálise. Ao longo desse tempo, que incluiu gestação, puerpério, amamentação, começo de escola e a pandemia (ela concluiu o doutorado em setembro de 2021), foram publicados 3 livros de crônicas poéticas: “Não pise no meu vazio”, “As cabanas que o amor faz em nós” e “A corda que sai do útero”. Os três abordam sobre o amor, em diferentes perspectivas.  

Antes de concluir o doutorado, com a pesquisa “amor e feminino: invenções sobre a existência”, ela recebeu um convite da editora Planeta, para escrever sobre o tema amor para um público amplo, pelo Selo Paidos, que pretende levar a psicologia e psicanálise para além dos profissionais “psis”.   

Confira a sinopse da obra  

Amor, solidão e psicanálise para os dias atuais. Podemos ler que o amor contém a solidão em seu interior, pois no coração do amor está sempre a solidão, e por isso quem não suporta a solidão também não suporta o amor.  

Escrito a partir de diálogos, “A gente mira no amor e acerta na solidão”, surgiu de experiências vividas pela autora em salas de aula, em sessões de análise (enquanto analisante ou analista), com amigos, em leituras de pesquisas teóricas. Neste livro, a psicanalista e professora Ana Suy quer, acima de tudo, continuar essa conversa contigo, leitor, sem a pretensão, no entanto, de ser um manual ou um tratado acadêmico sobre o tema. 

Puxe uma cadeira, fique bem confortável para um bate-papo sobre o amor, “essa experiência tão interessante que cada um vive sozinho junto com alguns outros ao longo da nossa passagem pelo mundo”. 

Será possível adquirir a obra durante o lançamento no dia 10/05, no auditório John Henry Newman, da PUCPR. Também é possível adquirir virtualmente.