Câmpus Toledo

Câmpus Toledo - 13 jan 2025

Nota de Agradecimento à construção do curso de Medicina da PUCPR Câmpus Toledo

O curso de Medicina da PUCPR Câmpus Toledo chega para formar médicos comprometidos com a inovação e com a vida da comunidade da Região Oeste

No último dia 26 de Dezembro de 2024, a SERES/MEC publicou a portaria nº 748 que autorizou a abertura do curso de bacharelado em Medicina no Câmpus Toledo da PUCPR, já existentes no Câmpus de Curitiba e Londrina. Diferente de quase todos os outros cursos de graduação regulados pelo MEC, uma Universidade não possui autonomia para a criação do curso de Medicina. Nossa proposta de curso foi avaliada por diversas instâncias até sua aprovação. O processo envolveu muitas pessoas e gostaríamos de agradecê-las publicamente pelo esforço empregado.

Nosso curso foi aprovado com nota máxima no MEC – conceito 5. Isso significa que a qualidade acadêmica da formação que será ofertada é de excelência em todos os critérios avaliados: proposta e organização pedagógica, corpo docente qualificado e infraestrutura de laboratórios, equipamentos e salas com recursos tecnológicos e AI. Os futuros médicos formados pela PUCPR Toledo terão acesso ao que há de melhor. Por tal construção, agradecemos os esforços dedicados e extremamente capacitados do corpo docente da Universidade, membros do núcleo discente efetivo, coordenação do curso, gestores do Câmpus e todos os colaboradores envolvidos em tornar este projeto tão qualificado a ponto de ser reconhecido com nota máxima. Faz parte da nossa missão formar profissionais com excelência, e podemos vê-la tangibilizada nos esforços de todos.

O curso de Medicina em Toledo irá fomentar o desenvolvimento econômico e social, local e regionalmente. Ao formar médicos conhecedores profundos da região e que receberam formação voltada ao serviço e cuidado com o ser humano – como é mandatório em todos os cursos da PUCPR –, participaremos da melhoria dos índices de saúde pública, da vinda de novas especialidades para nossa cidade, de mais postos de atendimento sus e da qualidade do atendimento prestado à população. Além da excelência, faz parte da nossa missão formar profissionais humanos, sensíveis ao contexto local onde atuam e preocupados com a pessoa. Mais uma vez, podemos ver nossa missão tangibilizada neste curso.

Representantes da população local e regional, e gestores da saúde pública foram importantes para reconhecer e evidenciar este impacto ao longo do processo de aprovação, e a eles agradecemos enormemente. Senadores, Deputados, Prefeitos, Secretários e Vereadores de Toledo e municípios da região acolheram nosso projeto com a certeza de que é bom para a população, incluindo a perspectiva em seus planos de trabalho para as cidades. Reforçamos publicamente nosso agradecimento a estas pessoas, eleitas pela população para cuidar de seus interesses, pelo apoio que sempre foi dado ao Câmpus Toledo na apresentação de seus projetos e especialmente agora na criação do curso de Medicina. Nomeadamente, agradecemos ao deputado Elton Welter, que como representante federal da população de Toledo, eleito por esta, nos apoiou para que pudéssemos defender nossa proposta tecnicamente junto aos órgãos competentes e também ao Prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (gestão 2020-2024) que de forma direta concedeu todo o apoio junto aos demais prefeitos da 20ª Regional de Saúde.

Por fim, também agradecemos aos novos representantes eleitos da população de Toledo e região, pelas já demonstradas ações de suporte à formação de médicos localmente em Toledo. Nossos novos representantes, Prefeitos, Vice-prefeitos e Vereadores, serão imensamente importantes para a qualidade da formação destes médicos, propiciando um ambiente em que nossos estudantes possam exercitar sua vocação de cuidar das pessoas com excelência. Contamos com suas mentes, mãos e corações, como nos orienta Papa Francisco, para que possamos juntos formar cidadãos preparados para o desenvolvimento da nossa sociedade. Na pessoa do prefeito eleito de Toledo, Mario Costenaro, saudamos e agradecemos aos gestores executivos e legislativos dos municípios da região que nos acompanham nesta missão.

Em seu convite ao Pacto Educativo Global, em 2019, Papa Francisco citou o provérbio africano “para bem educar uma criança, é preciso uma aldeia”, e ressaltou que para construirmos um ambiente/aldeia que fomente a educação integral, é preciso ter 3 tipos de coragem, a saber: 1. Coragem para colocar a pessoa no centro, 2. Coragem de investir as melhores energias com criatividade e responsabilidade, onde as pessoas estejam abertas, responsáveis, disponíveis a encontrar o tempo para a escuta, o diálogo e a reflexão e 3. Coragem de formar pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da comunidade. Na intenção de formarmos excelentes médicos para a população de Toledo e região, reconhecemos estas 3 coragens em nossos interlocutores, sejam professores e colaboradores da PUCPR, representantes políticos, representantes de entidades privadas, executivos e os demais que participaram do processo.

Desejamos que os que construíram o início deste passo e aqueles que agora irão participar sintam-se cheios do Espírito Santo na constituição desta aldeia de educação. Obrigada por colocarem-se ao lado da PUCPR nesta caminhada. Que São Marcelino e a Boa Mãe continuem nos iluminando.