Portfólio: saiba como montar o seu
Documento ajuda a complementar o currículo e demonstrar habilidades técnicas
Construir um bom currículo é o primeiro passo para se destacar em um processo seletivo. Mas somente com ele pode ser difícil demonstrar de forma prática que você tem as habilidades técnicas exigidas para a vaga. É aí que entra a construção do portfólio: ele pode ser um importante complemento, exemplificando o que foi descrito no currículo.
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Para profissionais de áreas criativas, como Comunicação, Design e Arquitetura, ter um portfólio é essencial. De acordo com Elaine Bergmann, orientadora do PUC Carreiras, é com esse material que eles conseguem demonstrar, em um primeiro momento, a qualidade do trabalho. “Para essas profissões, o portfólio é onde o profissional ‘vende seu peixe’ e o recrutador, por sua vez, entende o estilo e expertises do candidato”, explica Elaine.
Mas um documento como esse também pode ajudar profissionais de outras áreas, segundo a especialista: “para um gestor de projetos, por exemplo, pode servir para apresentar as iniciativas que ele implementou na empresa e os resultados obtidos a partir delas”, exemplifica. Para isso, pode-se usar a técnica SMART, bastante comum na definição de metas.
Portfólio para quem está na graduação?
Mesmo para quem está na faculdade e busca o primeiro estágio, o portfólio é um bom aliado. Nesse caso, o estudante pode incluir atividades feitas durante a graduação, ainda que sejam poucas. “No começo da carreira, esses projetos já valem, porque as empresas conseguem perceber as habilidades do estudante e como ele pode ser inserido na empresa”, explica Elaine.
Mas ela alerta: se o trabalho for desenvolvido em grupo, é fundamental colocar os créditos. “Caso o estudante tenha sido responsável por uma parte específica do projeto, é possível inserir no portfólio somente o que foi criado por ele”, observa.
Como montar um portfólio?
Segundo Elaine, apresentar informações organizadas é fundamental para ter um portfólio atrativo. Ela lembra que em um processo de seleção, os recrutadores e gestores têm pouco tempo para analisar o material dos candidatos. “O portfólio tem que ser usado de forma estratégica, então deve-se prezar pela qualidade e não pela quantidade”, comenta. Nesse sentido, é fundamental escolher os melhores trabalhos.
Passo a passo
1 – Pense no seu objetivo. O que você quer apresentar? Como pretende fazer esse material chegar às empresas?
2 – A partir disso, defina uma mídia. Você vai disponibilizá-lo online ou em PDF? A recomendação, de acordo com Elaine, é ter as duas versões, para o caso de precisar enviar o portfólio como arquivo por e-mail;
3 – Tire um tempo para fazer seu portfólio. A curadoria dos trabalhos leva tempo e quanto antes você produzir, melhor. A orientadora de carreiras alerta que, em muitas áreas, não adianta pleitear uma vaga se não tiver esse material pronto. “Nesses casos, a empresa pede na hora da inscrição e não é algo que se monta em meia hora”;
4 – Fique atento à linguagem usada. Especialmente em áreas criativas, é possível inovar e apresentar seus trabalhos usando storytelling, mas é fundamental manter uma linguagem profissional, evitando gírias, por exemplo;
5 – Organize as informações. Aqui há algumas possibilidades: ordenar cronologicamente, por temas ou por segmento. O importante é deixar essa estrutura clara e fácil de entender.
6 – Personalize. Quando mais o portfólio refletir a sua personalidade, melhor. Mesmo em ferramentas menos ajustáveis, é possível inserir imagens ou cores que você goste. Aqui, Elaine dá uma dica de ouro: “se o candidato puder manter currículo e portfólio no mesmo estilo, usando imagens e uma paleta de cores semelhante, é bacana porque cria uma ideia de ‘kit’ daquele profissional”.
7 – Mantenha seu portfólio atualizado. Sempre que terminar alguma atividade ou projeto, avalie se vale a pena colocá-lo no material. Caso faça sentido, aproveite e já insira essa informação, assim, as chances de esquecer um trabalho legal diminuem bastante.
8 – Multiplique o alcance. No caso de um portfólio online, insira o link no seu perfil no LinkedIn e como hiperlink no currículo em PDF. Dessa forma, você reúne todas as informações profissionais em um único lugar.
Onde criar um portfólio?
Versões em PDF podem ser criadas em diferentes ferramentas, desde o Power Point, passando pelo Canvas, até em ferramentas de design mais profissionais como o InDesign e o Illustrator.
Já para quem quer montar um portfólio online, uma das ferramentas mais comuns entre profissionais da área criativa, segundo Elaine, é o Behance. Mas o próprio Canvas tem alguns modelos gratuitos de páginas para site, assim como a Adobe. Já para quem trabalha com textos, o Clippings.me também pode ser uma opção. Além disso, é possível montar uma página própria em plataformas de criação de sites, inclusive gratuitamente.
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