Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 14 jan 2021

Portfólio: saiba como montar o seu

Documento ajuda a complementar o currículo e demonstrar habilidades técnicas

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Construir um bom currículo é o primeiro passo para se destacar em um processo seletivo. Mas somente com ele pode ser difícil demonstrar de forma prática que você tem as habilidades técnicas exigidas para a vaga. É aí que entra a construção do portfólio: ele pode ser um importante complemento, exemplificando o que foi descrito no currículo.

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Para profissionais de áreas criativas, como Comunicação, Design e Arquitetura, ter um portfólio é essencial. De acordo com Elaine Bergmann, orientadora do PUC Carreiras, é com esse material que eles conseguem demonstrar, em um primeiro momento, a qualidade do trabalho. “Para essas profissões, o portfólio é onde o profissional ‘vende seu peixe’ e o recrutador, por sua vez, entende o estilo e expertises do candidato”, explica Elaine.

Mas um documento como esse também pode ajudar profissionais de outras áreas, segundo a especialista: “para um gestor de projetos, por exemplo, pode servir para apresentar as iniciativas que ele implementou na empresa e os resultados obtidos a partir delas”, exemplifica. Para isso, pode-se usar a técnica SMART, bastante comum na definição de metas.

Portfólio para quem está na graduação?

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Mesmo para quem está na faculdade e busca o primeiro estágio, o portfólio é um bom aliado. Nesse caso, o estudante pode incluir atividades feitas durante a graduação, ainda que sejam poucas. “No começo da carreira, esses projetos já valem, porque as empresas conseguem perceber as habilidades do estudante e como ele pode ser inserido na empresa”, explica Elaine.

Mas ela alerta: se o trabalho for desenvolvido em grupo, é fundamental colocar os créditos. “Caso o estudante tenha sido responsável por uma parte específica do projeto, é possível inserir no portfólio somente o que foi criado por ele”, observa.

Como montar um portfólio?

Segundo Elaine, apresentar informações organizadas é fundamental para ter um portfólio atrativo. Ela lembra que em um processo de seleção, os recrutadores e gestores têm pouco tempo para analisar o material dos candidatos. “O portfólio tem que ser usado de forma estratégica, então deve-se prezar pela qualidade e não pela quantidade”, comenta. Nesse sentido, é fundamental escolher os melhores trabalhos.

Passo a passo

1 – Pense no seu objetivo. O que você quer apresentar? Como pretende fazer esse material chegar às empresas?

2 – A partir disso, defina uma mídia. Você vai disponibilizá-lo online ou em PDF? A recomendação, de acordo com Elaine, é ter as duas versões, para o caso de precisar enviar o portfólio como arquivo por e-mail;

3 – Tire um tempo para fazer seu portfólio. A curadoria dos trabalhos leva tempo e quanto antes você produzir, melhor. A orientadora de carreiras alerta que, em muitas áreas, não adianta pleitear uma vaga se não tiver esse material pronto. “Nesses casos, a empresa pede na hora da inscrição e não é algo que se monta em meia hora”;

4 – Fique atento à linguagem usada. Especialmente em áreas criativas, é possível inovar e apresentar seus trabalhos usando storytelling, mas é fundamental manter uma linguagem profissional, evitando gírias, por exemplo;

5 – Organize as informações. Aqui há algumas possibilidades: ordenar cronologicamente, por temas ou por segmento. O importante é deixar essa estrutura clara e fácil de entender.

6 – Personalize. Quando mais o portfólio refletir a sua personalidade, melhor. Mesmo em ferramentas menos ajustáveis, é possível inserir imagens ou cores que você goste. Aqui, Elaine dá uma dica de ouro: “se o candidato puder manter currículo e portfólio no mesmo estilo, usando imagens e uma paleta de cores semelhante, é bacana porque cria uma ideia de ‘kit’ daquele profissional”.

7 – Mantenha seu portfólio atualizado. Sempre que terminar alguma atividade ou projeto, avalie se vale a pena colocá-lo no material. Caso faça sentido, aproveite e já insira essa informação, assim, as chances de esquecer um trabalho legal diminuem bastante.

8 – Multiplique o alcance. No caso de um portfólio online, insira o link no seu perfil no LinkedIn e como hiperlink no currículo em PDF. Dessa forma, você reúne todas as informações profissionais em um único lugar.

Onde criar um portfólio?

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Versões em PDF podem ser criadas em diferentes ferramentas, desde o Power Point, passando pelo Canvas, até em ferramentas de design mais profissionais como o InDesign e o Illustrator.

Já para quem quer montar um portfólio online, uma das ferramentas mais comuns entre profissionais da área criativa, segundo Elaine, é o Behance. Mas o próprio Canvas tem alguns modelos gratuitos de páginas para site, assim como a Adobe. Já para quem trabalha com textos, o Clippings.me também pode ser uma opção. Além disso, é possível montar uma página própria em plataformas de criação de sites, inclusive gratuitamente.

 

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