Pós-Graduação na mesma área de formação ou em outra?
Mercado busca profissionais com perfil estratégico e especializado
Os profissionais que desejam fazer uma pós-graduação para aumentar a sua qualificação e oportunidades no mercado se questionam entre a especialização na sua área de formação ou em outra para ampliar o conhecimento ou até mesmo redirecionar a carreira.
Para debater a respeito, conversamos com o professor Jorge Biff, da Escola de Negócios da PUCPR e coordenador de educação continuada da Universidade; com a professora Helena Coelho, da Escola de Direito e coordenadora geral da educação continuada da Escola; e com o professor Aguilar Selhorst, da Escola de Belas Artes e de pós-graduações em Negócios, Arquitetura e Design na Universidade.
Os docentes concordam que é essencial ter uma visão mais generalista do todo e depois, se necessário, buscar um tema específico para se aprofundar. Independente da escolha feita, no ano de 2021, 1,3 milhão de pessoas entraram na pós-graduação, conforme dados do Instituto Semesp, entidade que representa as mantenedoras do ensino superior no Brasil.
O professor Jorge explica que a pós na mesma área da graduação é a lógica tradicional, a outra seria uma mudança de carreira, mas ele reforça que essa é uma decisão muito pessoal.
O estudante também precisa pensar nos conhecimentos adquiridos por meio das experiências de vida, das hard e soft skills. Ter um plano de carreira para verificar o que precisa melhorar, onde gostaria de estar e em quanto tempo, para então tomar uma decisão mais assertiva.
Para a professora Helena, o ideal são os especialistas generalistas, eles têm um conhecimento muito grande do todo, mas são focados em uma área específica de atuação.
O professor Aguilar acredita que durante esse processo de descobrimento, o mais difícil é fazer uma curadoria própria de conteúdo. “Por isso, acho bacana fazer a graduação e a pós de uma forma mais tradicional. Além do conhecimento adquirido, ainda faz network com os professores e colegas de outras áreas, descobre onde buscar assuntos e quais são as possibilidades de formação”, explica.
Lifelong learning
O professor Jorge reflete sobre o conceito do lifelong learning “as pessoas pensam ‘ah, eu vou estudar o resto da minha vida?’ não é bem isso. A medida que você conhece novos assuntos, vai trilhando caminhos de pequenos conhecimentos. Assim, quando quiser aprofundar em um curso mais completo, procura uma pós para ter uma certificação de uma Universidade”.
Existe uma variedade muito grande de cursos e com custos variados. A professora Helena enfatiza a importância de olhar além do preço. “Na PUCPR temos toda uma estrutura pedagógica para desenvolver o curso pensando nas soft skills, necessidades e tendências”.
O professor Aguilar complementa falando sobre os módulos de skills presentes nos cursos, que são separados da carga horária do curso. Uma oportunidade para os estudantes aprenderem ainda mais.
A professora Helena também diz que o mercado de trabalho algumas vezes não vai buscar uma especialização específica em uma skill, mas por uma formação de referência. “O diploma PUCPR é um diploma que tem um peso no mercado, é reconhecido em todas as áreas”.
Um consenso entre os docentes é que é indispensável se manter atualizado para ser competitivo no mercado. Sempre devemos buscar por um aprendizado contínuo.
Conheça as opções de Pós-Graduação da PUCPR.
Ouça o episódio completo do Coffee break número 32.