Professor da PUCPR integra uma das mais tradicionais sociedades científicas do mundo
Membros são eleitos por meio de indicação de pares, com base em suas realizações de pesquisa científica
O professor da PUCPR, Humberto Madeira, recentemente passou a integrar como membro pleno a Sigma Xi – The Scientific Research Society, uma das mais tradicionais sociedades científicas do mundo. Com mais de 130 anos de história e mais de 200 membros laureados com o Prêmio Nobel, os membros são eleitos a partir da indicação de outros pesquisadores da Sigma Xi, com base em suas realizações na área de pesquisa científica.
“Fazer parte da Sigma Xi é uma grande honra, dado o calibre de membros históricos dessa sociedade. É uma distinção especial, pois é uma escolha por indicação dos pares em reconhecimento à minha dedicação à pesquisa”, conta o professor Madeira, que é Ph.D. em Ciência Animal pela University of Nebraska. Hoje dedica-se a pesquisas e à formação científica e acadêmica de estudantes de graduação na área de Biotecnologia na PUCPR, curso que ele criou e foi coordenador.
A atuação em sociedades científicas pode agregar aos critérios de classificação para a candidatura a bolsas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além disso, integrar uma sociedade científica, como a Sigma Xi, é uma forma de valorizar a produção de conhecimento. Ao mesmo tempo, chama a atenção para o trabalho diário do professor pesquisador e dos seus deveres para com a comunidade acadêmica.
A sociedade Científica
A Sigma Xi é sediada na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e auxilia na integração das diversas áreas do conhecimento e na divulgação científica realizada por meio da revista American Scientist.
Ela também atua captando recursos para financiamento de projetos, principalmente focado em jovens pesquisadores e patrocina uma variedade de programas de apoio à ética em pesquisa, ensino de ciências e engenharia.
Entre membros notáveis atuais e históricos da Sigma Xi estão: Albert Einstein, Linus Pauling, Francis Crick, James Watson, Barbara McClintock, Al Gore e Jennifer Doudna.
Convite de membros
Indivíduos selecionados que demonstraram potencial como pesquisadores são convidados por outros membros da Sigma Xi para aderir como membros associados. A adesão plena, como a obtida pelo professor Madeira, é conferida àqueles que demonstraram conquistas notáveis em pesquisa.