Professor da PUCPR lança livro sobre a arte e filosofia
Livro pretende ser um instrumento didático para docentes de filosofia
21 pinturas, 1 escultura, 31 conceitos, 14 filósofos: esse é o conteúdo do livro A filosofia vai ao museu: aprender e ensinar filosofia com arte, de Jelson Oliveira, professor de filosofia da PUCPR. Lançado com o selo da Editora da Universidade de Caxias do Sul, o livro pretende ser um instrumento didático para docentes de filosofia, que podem conjugar a curiosidade e o interesse dos estudantes pelas imagens, com alguns dos conceitos centrais da tradição filosófica.
A ideia é colocar lado a lado Portinari e Rousseau, Magritte e Platão, Rubens e Sêneca, Picasso e Freud, Salvador Dalí e Benjamin, Caspar Friedrich e Nietzsche. O livro coloca esses e outros escritores e pintores em diálogo, fazendo com que suas obras se conectem em torno de temas existenciais como a solidão, o amor, a guerra, a morte e o sonho.
Tudo isso vai sendo desenvolvido ao longo dos capítulos, escritos em linguagem simples e aconchegante. Cada um deles é dividido em duas partes: na primeira, um comentário meditativo sobre a obra; na segunda, a apresentação de um texto pelo qual determinado conceito pode ser acessado. O livro, assim, assume uma convicção: todo conceito filosófico depende diretamente dos textos pelos quais os filósofos falam à posteridade e toda obra de arte pode ser lida com esses óculos sob os olhos. Afinal, a palavra grega eidos pode ser tanto ideia quando forma, deixando claro que ideias são coisas que podem ser vistas.
Por seu conteúdo e significado, o livro é uma via de mão dupla: é uma obra com estreita ligação com os desafios do ensino de filosofia e, ao mesmo tempo, interessa a quem gosta de arte e/ou de filosofia em sentido lato, em vista da contemplação e da reflexão que essas áreas do conhecimento promovem. Em tempos em que uma e outra são desvalorizadas e, não raro, criminalizadas, o livro celebra o valor inflexível da contemplação e do pensamento crítico, em vista da realização plena daquilo que somos como seres humanos.
O lançamento será realizado em duas etapas: um encontro presencial no dia 4 de novembro, às 19h, no Café Babette e um debate on-line, transmitido via Youtube, com a participação dos professores Eduardo Barra (coordenador do Programa de Mestrado profissional em Filosofia), Patrícia Velasco (secretária geral da ANPOF e membro do GT Filosofar e ensinar a filosofar), Daniele Saucedo (professora de história da arte e educação museológica), Geovani Moretto (coordenador dos cursos de Filosofia e Ciências Sociais da PUCPR) e Thiago Vasconcelos (professor de filosofia da educação básica), além do autor, prof. Jelson Oliveira.
Serviço:
Lançamento do livro presencialmente
Data: 4 de novembro, 19h
Local: Café Babette (Alameda Prudente de Moraes, 1101, Curitiba). O lançamento presencial respeitará todas as medidas sanitárias.
Debate “Os desafios do ensino de filosofia”
Data: 5 de novembro, 19h
O evento online será transmitido via Youtube no canal Filosofia em obras.
Conheça os participantes do debate:
· Eduardo Barra (coordenador do Programa de Mestrado profissional em Filosofia);
· Patrícia Velasco (secretária geral da ANPOF e membro do GT Filosofar e ensinar a filosofar);
· Daniele Saucedo (professora de história da arte e educação museológica);
· Geovani Moretto (coordenador dos cursos de Filosofia e Ciências Sociais da PUCPR) e
· Thiago Vasconcelos (professor de filosofia da educação básica);
· Jelson Oliveira (autor de A filosofia vai ao museu).