Professor Honoris Causa Dr. Metry Bacila recebe homenagem
Conheça a trajetória do Cientista e Professor, na mostra cultural aberta ao público
A PUCPR fará uma homenagem e mostra cultural aberta ao público, celebrando o centenário do Cientista e Professor Metry Bacila, Doutor Honoris Causa da PUCPR. Ele fez parte do primeiro grupo de docentes da PUCPR, dedicado sobretudo ao curso de Medicina, no qual foi o primeiro professor de Bioquímica. Durante 50 anos, esteve em profunda sintonia com a história da PUCPR.
A atividade faz parte do evento Hotmilk Open, realizado no dia 14/06, na Hotmilk (Ecossistema de Inovação da Universidade). A homenagem será feita às 11h.
Acompanhe a trajetória acadêmica-científica do Dr. Metry Bacila:
Metry Bacila nasceu em Palmeira, PR, em 22 de junho de 1922. Formou-se em Medicina em 1946 na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Defendeu tese de doutoramento com o título “Contribuição do estudo do fator RH em Curitiba”.
Iniciou sua vida docente em 1947, como professor assistente de Química fisiológica da Faculdade de Medicina do Paraná. Em 1950 tornou-se chefe de Serviço de Química Biológica do Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas- IBPT, hoje TECPAR.
Nos anos 1950 fez estudos de pós-doutorado nos EUA, na área de Bioquímica e no Instituto de Investigaciones Bioquímicas de Buenos Aires com o professor Luiz Frederico Leloir. Foi professor livre-docente de Química Fisiológica da Faculdade de Medicina da UFPR, professor catedrático de Química orgânica e biológica do Curso de Medicina Veterinária da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná, professor catedrático de Bioquímica e Biofísica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e do Instituto de Química da USP.
Participou de atividades de pesquisa de forma intensa nas décadas de 1950 e 1960 no IBPT, onde organizou o curso de Fisiologia de Micro-organismos. Foi fundador e diretor do Instituto de Bioquímica na UFPR e criador dos cursos de pós-graduação em Bioquímica e em Ciências Veterinárias.
Em 1965 foi convidado pela CAPES para supervisionar o projeto relacionado ao Plano de Desenvolvimento de Centros de Treinamento e Pós-Graduação em Ciências Básicas e Tecnologia Aplicada.
Integrante do Programa Antártico Brasileiro, implantou em 1984 as atividades de pesquisa biológica na Estação Comandante Ferraz. Dirigiu e inaugurou, em Pontal do Sul, o Centro de Biologia Marinha, depois intitulado de Centro de Estudos do Mar. For Diretor do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.
Trabalhou como professor visitante em universidades americanas, publicou diversos livros e artigos científicos. Tornou-se Professor Emérito da UFPR, recebeu o Prêmio de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Paraná, foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências, da American Society on Advancement of Science, membro da SBPC. Recebeu o diploma de Honra ao Mérito Médico Nacional e de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Na PUCPR, foi um dos fundadores do curso de Medicina em 1956 e, em 2009, recebeu o título de Doutor Honoris Causa. Faleceu em Curitiba, no dia 3 de maio de 2012.
Visite a exposição “A vanguarda científica de Metry Bacila” e conheça mais dessa trajetória.
Exposição: A vanguarda Científica de Metry Bacila
Homenagem da PUCPR ao Centenário de Nascimento do Prof. Dr. Metry Bacila (Palmeira, 22/06/1922 – Curitiba, 03/05/2012)
Período: 14/06 a 14/07
Local: Hotmilk Ecossistema de Inovação PUCPR – Recepção Bloco 2 R. Imac. Conceição, 1430 – Prado Velho.