Professora Marilena Indira Winter, do curso de Direito da PUCPR, é eleita a primeira mulher presidente da OAB Paraná
Chapa XI de agosto venceu com 59,68% dos votos em eleição online
Marilena Indira Winter, natural de União da Vitória (PR), é formada em Direito pela UFPR, Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais também pela UFPR. Ela leciona a disciplina de Direito civil no curso de Direito da PUCPR.
A história de Marilena com a PUCPR já é de longa data:
Em 1992, ingressou na PUCPR como professora adjunta, lecionando no Câmpus de São José dos Pinhais, no Curso de Direito, na disciplina de Direito Civil.
A partir de 1996 passou a lecionar também em Curitiba. Foi Decana-Adjunta da Escola de Direito de 2009 a 2015.
Exerceu conjuntamente a função de Coordenadora do Curso de Direito por um curto período em 2014, na qual ajudou a implantar o Projeto Pedagógico da época.
“Apoiei a criação do Grupo de Estudos sobre Mediação e a participação dos estudantes nas competições nacionais e internacionais. Também ajudei a implantar o Salão Nobre com a estrutura do júri, as salas de aula equipadas para novas metodologias ativas”.
A professora Marilena, ao lado de outros colegas, foi uma das criadoras do Projeto Universitas e Direito, da Escola de Direito da PUCPR. Participou do grupo de pesquisa Direito Civil e os Desafios da Sociedade Contemporânea, NEADI e Função Social da Responsabilidade Civil.
Ser a primeira mulher presidente da OAB Paraná é um marco na Ordem e também na Universidade. “Ter sido eleita a primeira mulher presidente da OAB Paraná é uma grande honra e também uma enorme responsabilidade. Sei que estamos quebrando um paradigma e o que vem na sequência será importante para as gerações seguintes. Para os nossos jovens, para os estudantes a quem tanto nos dedicamos. Essa parte da minha história tem muito a ver com a minha trajetória como Professora e com o compromisso de vida com as gerações que vêm depois. Ser Professora de Direito da PUCPR é uma das partes mais bonitas da minha vida”, explica.
Para a coordenadora da Escola de Direito da PUCPR, Vivian Lima Lopez Valle, a professora Marilena na presidência da OAB Paraná representa a luta de toda uma geração de mulheres. “Entre as docentes e os docentes há um sentimento de orgulho e de representatividade”.
“Para o curso de Direito da PUCPR ter entre os professores a presidente da OAB é importante porque mostra a vocação da Universidade em estar na liderança. Temos hoje uma desembargadora no Tribunal de Justiça, advogados atuando em ações de destaque nacional, procuradores e a presidente da OAB”, completa a coordenadora.
Sobre as eleições
Liderada pela advogada Marilena Winter, a chapa XI de Agosto venceu, com 59,68% dos votos válidos, a eleição para compor a diretoria e o conselho seccional na gestão 2022-2024 da OAB Paraná.
Esse é um momento histórico na OAB Paraná: “É uma vitória emocionante do grupo XI de Agosto, coroa o trabalho que vem sendo realizado pelo presidente Cássio Telles nesta gestão, e principalmente marca um momento histórico. A OAB do Paraná sai na frente e muda a história, elegendo pela primeira vez uma mulher”, comemorou a presidente eleita Marilena Winter.
Ela atua como procuradora do município de Curitiba desde 1992. É membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Na OAB Paraná foi conselheira e secretária-geral, participou de comissões e atualmente exerce a função de vice-presidente da seccional.
A nova diretoria será composta também pelos advogados Fernando Estevão Deneka – Vice-Presidente, Henrique Gaede – Secretário-Geral, Roberta Santiago Sarmento – Secretária-Geral Adjunta e Luiz Fernando Casagrande Pereira – Tesoureiro.
A chapa Algo Novo, encabeçada pelo advogado Marcelo Trindade de Almeida, ficou em segundo lugar, com 28,30% dos votos. Em terceiro lugar, ficou a chapa Artigo 5º, liderada pelo advogado Romulo Quenehen, com 12,01% dos votos válidos.
Eleições on-line
As eleições foram realizadas no dia 25 de novembro, na modalidade on-line, uma novidade neste pleito, aprovada pela advocacia por suas inúmeras vantagens. O índice de participação foi recorde: 85,65%. Participaram 49.365 eleitores de um total de 57.638 aptos a votar.
O resultado começou a ser divulgado poucos minutos após o encerramento da votação, às 18h, com a apuração dos votos das subseções e por último da seccional. Também foram eleitas as novas diretorias e conselhos das subseções.
O presidente Cássio Telles disse que esta foi uma grande festa da democracia. “Ficamos felizes com o sucesso do pleito eleitoral, do comparecimento extraordinário dos eleitores”, comentou. Para Telles, a votação on-line foi absolutamente exitosa. “Cumprimento os candidatos. A advocacia realmente pôde analisar e escolher. Daqui para frente são todos lutando pela melhoria das condições de trabalho da advocacia, mas sobretudo lutando para que a população tenha mais acesso à justiça”, completou.
O vice-presidente eleito, Fernando Deneka, representa a advocacia do interior. “Trabalhamos muito nesta eleição, tanto no interior quanto na capital, para valorizar o trabalho que vem sendo feito. Sempre sabemos que a reeleição de um grupo é difícil, mas ter essa votação expressiva de quase 60% dos votos válidos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Deneka.