Pesquisa

Pesquisa - 26 abr 2022

Professores da PUCPR estão no ranking dos melhores cientistas do mundo

A Pontifícia é a única universidade privada do Paraná no ranking

PUCPR – Câmpus Curitiba –
Biblioteca Central

Três docentes da PUCPR estão no ranking da plataforma internacional de pesquisa acadêmica Research.com. Para participarem do ranking, os professores foram avaliados em suas produções científicas e o impacto dos artigos publicados, catalogados no Google Acadêmico e no Painel Acadêmico da Microsoft.  

Os indicados da PUCPR são: professor Gervasio Henrique Bechara (Ciência Animal), professor Leandro dos Santos Coelho (Ciência da Computação) e professora Viviana Cocco Mariani (Ciência da Computação).  

Conheça cada um deles:  

Gervasio Henrique Bechara

O Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Gervasio Henrique Bechara é Médico Veterinário graduado pela FMVZ-USP em 1972, Mestre em Farmacologia e Doutor em Ciências pela FMRP-USP em 1976 e 1977, respectivamente. 

Fellow da Society for Tropical Veterinary Medicine-FSTVM, ele foi pesquisador visitante da University of London em 1981 (St Bartholomew´s Hospital) e 1987/8 (London School of Hygiene and Tropical Medicine), da Universidad de Zaragoza em 2008 e do Institute for Animal Health, Pirbright, Inglaterra em 2012.  

Ex-Professor Titular de Patologia na FCAV-UNESP, Jaboticabal, Gervasio é autor de cerca de 200 artigos científicos publicados em periódicos com seletiva política editorial e número superior de resumos em anais de congressos, 6 capítulos de livros e 3 livros, além de um CD sobre carrapatos da Região Neotropical. 

Participou de mais de uma centena de congressos no país e exterior, tendo sido a ele dedicado o XII Biennial Conference of the STVM realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, em 2014. Recebeu 13 prêmios e homenagens e empresta seu nome à XLV Turma de Médicos Veterinários da UNESP-Jaboticabal, de 2009.  

Atua na área de Patologia Animal, Experimental e Comparada, com ênfase em imunopatologia da resistência ao carrapato visando seu controle. De 1997 a 2010 foi membro efetivo e do conselho diretor do Integrated Consortium on Ticks and Tick-borne Diseases, rede internacional integrada de estudos e pesquisas sobre carrapatos e patógenos por eles transmitidos e financiado pela União Europeia, do qual foi coeditor da Newsletter on Ticks and Tick-borne Diseases of Livestock in the Tropics, publicação quadrimestral.  

Também é membro do corpo editorial dos periódicos Ticks and Tick-borne Diseases, Revista Brasileira de Parasitologia Veterinaria e da Revista de Medicina Veterinária de Universidad de La Salle, Colômbia. Conselheiro da Society for Tropical Veterinary Medicine-STVM de 2001 a 2009, da qual é Fellow desde 2009. Foi também membro do comitê assessor de Veterinária e Zootecnia-CAVT do CNPq de 1996-1999 e de 2001-2003 e da Comissão Setorial de Avaliação do PRONEX em 1996 e do CTP-6 da Embrapa de 1999 a 2001. 

Leandro dos Santos Coelho

Possui mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Realizou Pós-doutorado no Department of Information Engineering da Università Degli Studi di Pádova (Pádova, Itália) de jan/2018 a jan/2019.  

Atua como professor permanente do PPGEPS/PUCPR (Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas – mestrado e doutorado) e também é professor colaborador do PGEE/UFPR (Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – mestrado, Grupo de Pesquisa de Operação e Planejamento de Sistemas Elétricos de Potência) e da UnB (Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos da Universidade de Brasília – doutorado). É professor adjunto na Universidade Federal do Paraná (Engenharia Elétrica) 

 Também atua como consultor (PETROBRAS, ANEEL, LACTEC e outras empresas de finanças, varejo, saúde e engenharia), colaborador (Volvo Powertrain, Grupo Boticário, ELECTROLUX Itália Spa, Siemens e Bosch) e palestrante de treinamentos em inteligência artificial, aprendizado de máquina, aprendizado profundo, previsão, identificação, otimização e algoritmos de controle avançado.  

Além disso, o professor Leandro é membro do corpo editorial dos periódicos Engineering Applications of Artificial Intelligence (Elsevier), International Journal of Innovative Computing and Applications, Journal of Engineering, The Scientific World Journal, Telecom (MDPI), International Transactions on Electrical Energy Systems (Wiley), Journal of Advances in Applied & Computational Mathematics e The Chinese Journal of Artificial Intelligence. Leandro é membro do Technical Committee (TC) on Soft Computing do IEEE Systems, Man, and Cybernetics Society.  

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, Produção e Computação, com ênfase na análise e no projeto de paradigmas de inteligência artificial. Neste contexto, as aplicações em diferentes áreas do conhecimento têm sido focadas, tais como aprendizado de máquina, aprendizado profundo (deep learning), metaheurísticas, identificação de sistemas não-lineares, sistemas elétricos de potência, controle avançado de sistemas, previsão de séries temporais, biomecânica da natação e otimização não-linear. 

Viviana Cocco Mariani 

A professora do Departamento de Engenharia Mecânica, Viviana Cocco Mariani, atua como docente e orientadora dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da PUCPR e professora adjunta na Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando como docente no Departamento de Engenharia Elétrica. 

Ela tem graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).  

Participa como revisora de alguns periódicos, entre eles: Energy, Heat Transfer Engineering, Building and Environment, IEEE Transactions on Power Systems, and Food Research International, entre outros.  

Em suas pesquisas desenvolve ferramentas numéricas utilizando métodos como: diferenças finitas, volumes finitos, e métodos heurísticos de otimização, entre eles a evolução diferencial, buscando solucionar diferentes problemas de Engenharia. Seus estudos têm ênfase na análise de escoamentos laminares e turbulentos em ambientes, além da análise de transferência de calor e massa durante os processos de secagem, resfriamento ou congelamento de alimentos. 

Tem atuado há alguns anos no desenvolvimento de novos métodos de otimização os quais aplica na solução de diferentes problemas, entre eles otimização de trocadores de calor compactos. Atualmente tem voltado suas pesquisas para áreas previsão, regressão e classificação, com aplicação em problemas de energias renováveis, como eólica e solar, entre outros.