Destaque - 20 jun 2024

Programa de Pós-Graduação em Filosofia inicia Dinter Internacional em Timor-Leste

Novo programa, conduzido pelo PPGF em parceria com Universidade do Timor-Leste, será lançado em julho

No próximo dia 15 de julho de 2024, terão início as atividades do Programa de Cooperação Interinstitucional (PCI) – Dinter Internacional “Formas da Racionalidade e Aplicações Interdisciplinares”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pela Universidade Nacional de Timor Lorosa’e (UNTL). O programa é coordenado pelos professores Federico Ferraguto (PUCPR) e Martinho Borromeu (UNTL) e foi aprovado pela Capes em março de 2024.

O programa reflete um histórico consolidado de relações entre a PUCPR e a UNTL, estabelecido ao longo dos anos pelas atividades dos professores do PPGF Bortolo Valle, Ericson Falabretti, Jelson Roberto de Oliveira, Kleber Bez Birolo Candiotto e Léo Peruzzo Júnior. Visa formar sete doutores oriundos da área de filosofia, bem como de outras áreas (ciências sociais e saúde), realizando objetivos estratégicos de amplo espectro ligados à formação qualificada de recursos humanos em um país em desenvolvimento e de alta vulnerabilidade.

O curso, que terá duração de 4 anos, atende aos critérios previstos pela Capes e prevê um estágio de mobilidade dos doutorandos na PUCPR com duração de 9 meses. Entre suas metas estão o aumento da produção qualificada de docentes e discentes, a realização de atividades de extensão e a formação de redes de pesquisa no eixo Sul-Sul, em consonância com a missão da universidade e as diretrizes da Capes.

Além das tradicionais disciplinas filosóficas, o curso prevê a realização de disciplinas in loco, tais como “Formas da Racionalidade e Teorias do Conhecimento”, “Ambiente, Vida, Mundo” e “Filosofia Aplicada e Experimental”.

A colaboração entre as universidades é uma estratégia fundamental para a formação e aperfeiçoamento de pesquisadores e o desenvolvimento da ciência, que requer ousadia, uma atmosfera de confiança e suporte mútuo. O Doutorado Interinstitucional (Dinter), que sustenta a realização de parcerias entre universidades a nível internacional, é uma modalidade relativamente nova e envolve um trabalho consistente e uma considerável complexidade. No Brasil, o Dinter Internacional está sendo realizado pela UNESP (Ciência da Informação), USP (Enfermagem), UFPE (Enfermagem) e UFRGS (Relações Internacionais). Na área de Filosofia, mesmo sendo o Dinter realizado a nível nacional, não existe outro Dinter internacional aprovado em andamento.

A proposta, fruto de um sinérgico trabalho em equipe que envolveu os professores do PPGF Bortolo Valle, Federico Ferraguto e Léo Peruzzo, a Escola de Educação e Humanidades (Prof. Cesar Candiotto, Victor Henrique Bento) e a PRPPI (Prof.ª Paula Cristina Trevilatto, Prof. Nathan Mendes e Tahise Negro Marques), visa introduzir esta modalidade na área de filosofia e realizar, desta forma, um trabalho de disseminação e concretização das competências amadurecidas em âmbito científico e didático pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da PUCPR, com a missão de formação de cidadãos em áreas em desenvolvimento.