Acadêmicos encerram participação em curso do Projeto Comunitário
A formação englobou diagnóstico, planejamento e ações na instituição social Vovô Vitorino
O curso “Formação em diagnóstico e planejamento participativo em instituições de cunho social”, ofertado pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com a instituição Vovô Vitorino, encerrou-se no último dia 24 de junho. Sete acadêmicos, dos cursos de Relações Públicas, Direito e Arquitetura e Urbanismo, participaram da formação, que compreendeu duas etapas, a teórica e a prática.
No início do segundo semestre de 2016, os acadêmicos participaram do processo seletivo para participarem do projeto. A atividade iniciou com uma formação de 40 horas, que foi ministrada pela responsável do Projeto Comunitário, Juliana de Oliveira Souza, com a metodologia de pesquisa-ação. Também neste período, os acadêmicos desenvolveram o diagnóstico e um plano de ação com a instituição.
Esse plano foi colocado em prática no primeiro semestre de 2017, como ação social do Projeto Comunitário. Assim, cinco frentes de ações foram construídas e realizadas com a instituição: comunicação, com oficina de cartazes e desenhos para as crianças; empoderamento feminino, com a participação de 15 mulheres em oficina de automaquiagem, com sessão de fotos; segurança e primeiros socorros, com a participação do Comando do Corpo de Bombeiros na oficina de primeiros socorros e afogamento; garantia de direitos, com oficina sobre direitos trabalhistas e direitos da família, com a participação de uma advogada voluntária e que atua como juíza leiga; e geração de renda, com oficina de decoração de festas com recicláveis e produção de convites.
Além das ações realizadas, foi promovida pelos estudantes, durante os meses de maio e junho, uma campanha de arrecadação de alimentos para colaborar na atividade “Reciclar é viver”, na qual a comunidade do entorno pode trocar materiais recicláveis por alimentos. Com as oficinas, durante os últimos meses, um total de 100 pessoas foram impactadas diretamente com todas as ações propostas.