Notícias - 21 jun 2024

Estudantes da PUCPR participam de atividade de conservação ambiental

A ação foi realizada no Parque Estadual Serra da Baitaca, em parceria com o Projeto Comunitário e o IAT PR.

Já pensou participar de uma ação para ajudar o meio ambiente e ser beneficiado graças a esse contato com a natureza? Foi exatamente essa a proposta que os estudantes, de diversos cursos de graduação da PUCPR, tiveram ao realizar a ação “Adote uma montanha – Morro do Pão de Loth”. A atividade foi realizada pelo Projeto Comunitário, em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), com o objetivo de colaborar na revitalização, manutenção e conscientização ambiental no Morro Pão de Loth, onde acontece a prática de trilhas e montanhismo.

O parque recebe mais de 7 mil visitantes por mês, pois além do Morro Pão de Loth, engloba trilhas bastante conhecidas como: Caminho do Itupava, Morro do Anhangava, entre outras, por isso, a preservação e o cuidado das pessoas são essenciais para manutenção deste espaço, conforme destacou Rodrigo de Melo Gervásio Mendanha Perillo, estudante de Medicina.

“Nosso objetivo aqui é reestruturar a trilha como um todo e evitar que esse espaço, tão adorado pelas pessoas, seja prejudicado com o passar do tempo. Como qualquer trilha, precisamos de pessoas que cuidem delas e esse projeto tem a função de fazer justamente isso, deixá-la mais longeva”, afirmou Rodrigo

Durante a ação, as pessoas que transitavam pelo local puderam presenciar os estudantes, sob orientação da equipe do IAT e do Projeto Comunitário, realizando algumas atividades como: “predágio” (levar pedras até os pontos de restauração da trilha) para contenções nos locais de erosão, abertura das saídas e escoamentos de água, limpeza do caminho; construção de escadas, fechamento de atalhos, entre outras, com o objetivo de promover a segurança das pessoas que frequentam o local.

“Eu ajudei em diferentes atividades e contribuí na construção de degraus para as trilhas; e foi muito gratificante ver o pessoal usando, durante a trilha, esses caminhos que a gente fez. Além de facilitar o acesso para as pessoas, também é uma atividade saudável, que relaxa, pois podemos aproveitar um tempinho com a natureza. É muito bom!”, explicou Jordana Marques Pinto, estudante de Design.

Além de contribuir com o meio ambiente, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer novas amizades. Como destacou Matheus Cleto Rasmussen, estudante de Direito. “A gente acaba deixando muito esquecida a natureza e o quanto ela pode nos influenciar, com coisas boas. Ter a oportunidade de vir aqui ajudar e conhecer estudantes de outros cursos, que provavelmente não teríamos contato, foi muito importante. Estar com pessoas que têm essa intenção também, é fundamental para que a gente faça um bom trabalho e ainda saia ressignificado daqui”.

Marina Rampim, gerente do Parque da Serra da Baitaca, destacou a parceria com o Projeto Comunitário. “Nós ficamos muito felizes em receber a PUC aqui, colaborando com esse melhoramento e cuidado da trilha, pois precisamos desse apoio das universidades dentro do Parque. O Morro do Pão de Loth tem uma trilha linda, que está sendo muito visitada, por isso o visitante precisa ter a consciência que ele precisa causar o menor impacto possível, mas que ele também pode contribuir com pequenas ações:

“Leve uma pedra até o ponto que conseguir para ajudar no predágio; tome todos os cuidados necessários como: não trazer animal de estimação, pois é proibido aqui no Parque; leve sempre uma sacola para trazer seu lixo de volta; fique sempre na trilha e não queira acessar lugares intangíveis do Parque. São esses pequenos atos que fazem bastante diferença. E estimulem outras pesso as para que façam o mesmo”, informou Marina.