Projeto de pesquisa-ação da PUCPR tem início em escolas
Objetivo da pesquisa do PPGDH é a gestão pacífica de conflitos
O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da PUCPR está realizando o projeto pesquisa-ação em escolas do ensino médio. Intitulada “as múltiplas faces da violação dos direitos humanos no Paraná: município de Curitiba”, a pesquisa tem como objetivo entender como é a realidade de cada escola e visa promover iniciativas de intervenção para a mediação pacífica de conflitos e exercício da cidadania.
Ela também busca entender o que os estudantes do ensino médio pensam sobre temas como: trabalho, estudo, família, violência, direitos humanos, democracia e projeto de vida. Depois, serão oferecidos cursos de capacitação, oficinas e palestras para mediar e resolver de maneira pacífica os conflitos. Desta forma, além de e medir a resolução pacífica de conflitos, também serão gerados dados sobre a redução da evasão escolar e a melhora na relação de ensino e aprendizagem.
O professor Dr. Cezar Bueno de Lima, do PPGDH, explica que a proposta da pesquisa-ação nas escolas é conhecer e transformar a realidade. “Seja por meio da implantação das práticas restaurativas (gestão Pacifica dos conflitos) seja através da oferta de cursos de capacitação (manejo dos conflitos, saúde mental, bullying, novas metodologias do ensino de matemática e física dirigidas à escola) junto aos professores, estudantes, seus familiares, gestores da escola”.
O Reitor da PUCPR, irmão Rogério Renato Mateucci, o professor do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH), Dr. Cezar Bueno e o Decano da Escola de Educação e Humanidades, professor Dr. Cesar Candiotto, foram assinar o termo com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) para marcar o início desse projeto com as escolas de Curitiba e região metropolitana.
Conheça o projeto de pesquisa-ação.