Destaque - 11 out 2024

PUCPR é eleita a melhor universidade privada do Paraná

Universidade configura entre as melhores do país de acordo com o ranking da Times Higher Education World University Rankings 2025

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) acaba de ser eleita a melhor universidade privada do Paraná segundo o levantamento mundial Times Higher Education World University Rankings 2025, um dos mais importantes do mundo em relação ao ensino superior. O ranking classificou 2.092 universidades em 115 países e avalia por meio de 18 indicadores de desempenho, divididos em cinco grandes áreas que são: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade em Pesquisa, Indústria e Panorama Internacional. Entre as universidades privadas de todo o país, consideradas no levantamento, a PUCPR ocupa o terceiro lugar e na posição geral, entre as instituições públicas e privadas, está em 11° lugar no Brasil.

Para Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR, a boa colocação da Universidade em um ranking de prestígio internacional como o THE é resultado do foco da Universidade em pesquisa e na busca constante por excelência.

“A PUCPR, há 10 anos, decidiu incentivar a produção científica de impacto internacional. Hoje metade de sua produção científica está publicada em revistas do quartil 1 de citações (Q1) do SCimago Journal Rank. Segundo o relatório Bori/Elsevier, 2024, a PUCPR é uma das 15 universidades brasileiras que apresenta a média de citações acima da média mundial. Essa estratégia de qualificação e internacionalização da produção intelectual contribuiu para a reputação e o posicionamento institucional da PUCPR no Times Higher Education (THE) Latin America University Rankings e World University Rankings 2025”, pontua a pró-reitora.

O indicador Research Quality, que reúne citações, publicações, excelência e influência, colocou a PUCPR no primeiro lugar no Paraná e no primeiro lugar entre as privadas no Brasil, além de conquistar a quinta colocação nacionalmente entre públicas e privadas.

Nesta edição do ranking, reconhecido desde 2004 como uma das fontes mais relevantes em educação superior, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), o Brasil foi representado por 61 instituições de ensino superior.

O ranking completo pode ser acessado no botão a seguir.

VEJA O RANKING