PUCPR é a instituição privada com mais cursos cinco estrelas no Guia da Faculdade do Estadão
A Universidade teve 14 cursos considerados excelentes; outros 51 foram avaliados com quatro estrelas
A PUCPR é a instituição privada brasileira de ensino superior com mais cursos cinco estrelas, de acordo com o Guia da Faculdade 2022, divulgado no dia 04 de novembro pelo Estadão, e foi considerada o destaque entre as instituições privadas do Brasil.
A Universidade teve 14 graduações com nota máxima – dez a mais que na edição de 2021 – 51 cursos conquistaram quatro estrelas (muito bom) e seis ficaram com três estrelas (bom). Os cursos de Jogos Digitais (tecnólogo) e Engenharia de Software são as únicas graduações avaliadas com cinco estrelas no país entre universidades públicas e privadas.
O Guia da Faculdade avalia cursos da modalidade presencial e a distância. Entre os critérios de avaliação consta ter ao menos uma primeira turma com alunos formados.
“O expressivo aumento na classificação dos cursos cinco estrelas e a estabilidade dos avaliados com 4 estrelas reflete o comprometimento com a excelência dos professores, estudantes e demais colaboradores e o impacto das pesquisas internas que fazemos. Essa avaliação é uma excelente ferramenta para analisar o compromisso das instituições de ensino com a excelência na educação superior e para constatar a qualidade da entrega das Universidades brasileiras na visão dos próprios professores universitários”, destaca Vidal Martins, vice-reitor da PUCPR.
Confira os cursos cinco estrelas avaliados pelo Guia da Faculdade:
– Filosofia – Bacharelado e Licenciatura;
– Fisioterapia;
– Gastronomia (Tecnólogo);
– Engenharia de Software;
– Sistemas de Informação;
– Gestão Comercial (EAD);
– Direito;
– Pedagogia;
– Processos Gerenciais (EAD);
– Jogos Digitais (Tecnólogo);
– Teologia;
– Educação Física (Bacharelado);
– Gestão Financeira (EAD).
Metodologia de avaliação
Para avaliar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o País é utilizada a metodologia de “avaliação por pares”, que consiste na equipe do Guia atuar como um instituto de pesquisa, coletando a opinião dos professores que lecionam no ensino superior.
Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para participar.
São avaliados tanto os cursos da modalidade presencial como os da modalidade a distância. Porém, não são todas as graduações que entram no processo de avaliação. Para serem analisadas, precisam atender aos critérios de titulação de Bacharelado ou Licenciatura e ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados.
Confira a lista completa no site do Guia da Faculdade 2022.