PUCPR inaugura a Cátedra Irmão Francisco Rivat de Estudos Maristas
Iniciativa busca entender o patrimônio histórico espiritual do Instituto
Para compreender e preservar o patrimônio histórico e espiritual do Instituto Marista, aprofundar a pesquisa e o entendimento sobre a vida e obra do primeiro superior geral dos Irmãos Maristas, foi inaugurada a Cátedra Irmão Francisco Rivat de Estudos Maristas.
Irmão Francisco foi responsável pelo crescimento expressivo da iniciativa de Marcelino Champagnat. Ele buscou o reconhecimento do Instituto pelo governo francês e Vaticano. Sua vida e espiritualidade são um exemplo inspirador de dedicação e devoção à missão marista.
Inauguração
O anúncio da inauguração foi feito recentemente, no encerramento da quarta etapa do curso “Liderança Profética e Servidora”, organizado pelo Grupo Marista, durante uma visita a casa onde nasceu o Ir. Francisco, na França. O curso teve a participação de mais de 50 gestores estratégicos e as etapas anteriores foram feitas no Brasil.
Depois o Diretor da Comissão Internacional do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista, Irmão Antonio Ramalho, e os mentores da cátedra: Fabiano Incerti, Angelo Ricordi e João Luis Fedel Gonçalves fizeram um discurso.
O Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, também fez um discurso. A universidade será a sede da cátedra em Curitiba, e ela estará vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF), da Escola de Educação e Humanidades, além da Pró-reitoria de Missão, Identidade e Extensão.
Por fim, os presentes receberam a bênção de Dom Peruzzo.
A iniciativa
A Cátedra Irmão Francisco Rivat é resultado de mais de dez anos de pesquisas realizadas no Laboratório de Estudos do Irmão. A ideia surgiu a partir de uma palestra realizada na PUCPR em 2011, pelo Irmão André Lanfrey, no curso para Gestores da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS): uma gestão por valores.
Seu objetivo é aprofundar a pesquisa sobre as obras do primeiro superior geral em relação ao Patrimônio Histórico Espiritual Marista. Isso será feito com a colaboração de religiosos maristas, estudantes, professores(as) e pesquisadores(as).
Em suas atribuições estão:
– a manutenção de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
– a tradução de textos originais e de comentadores, incluindo cartas pessoais, administrativas e cadernos, que somam mais de seis mil páginas em 22 volumes;
– a elaboração e publicação de artigos e livros;
– a articulação interdisciplinar dos âmbitos da espiritualidade, história, educação, teologia, filosofia e história da religião no contexto do Patrimônio Histórico Espiritual Marista.
Além disso, para aprofundar o entendimento do Ir. Francisco e sua espiritualidade, a Cátedra promoverá minicursos, conferências, palestras e aulas.
No Brasil, além da PUCPR, a Cátedra está vinculada ao Memorial Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul. Ela também está ligada a Casa de L’Hermitage na França e com a Casa Geral do Instituto Marista em Roma.
Comissão Diretiva
Prof. Dr. Fabiano Incerti (PPGF PUCPR)
Dr. João Luís Fedel Gonçalves (PMBCS)
Dr. Angelo Alberto Diniz Ricordi (PMBCS)
Dr. Douglas Borges Candido (PUCPR)
Ms. Juliana Vermelho Martins (PUCPR)
Dr. Ir. André Lanfrey (França)
Outros membros
Dyogenes Philippsen Araújo (Memorial Marista)
Ir. Carlos Wielganczuk (PMBCS)
Ir. Ivo Antonio Strobino (PMBCS)
Ir. Rafael Ferreira Júnior (PMBCN)
Ir. Antonio Estaun (Espanha)
Ir. Michael Green (Austrália)
Ir. Antonio Ramalho (PMBCN)
Parcerias
Archives nationals des frères maristes de Saint-Genis-Laval
Casa de L’Hermitage
Casa Geral dos Irmãos Maristas
Comissão Internacional do Patrimônio Espiritual Marista
Editora PUCPress
Instituto Ciência e Fé da PUCPR
Memorial Marista PMBCS
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR
Escola de Educação e Humanidades da PUCPR
Rede Centros de Memória da Região América Sul
Rede Marista de Instituições de Ensino Superior