PUCPR integra campanha de arrecadação para moradores da Vila Torres
SOS Vila Torres busca doações de produtos essenciais para famílias que sofrem com os impactos do coronavírus
As medidas de prevenção contra o coronavírus têm impactado a rotina de diversas famílias, principalmente aquelas que vivem como autônomas e na informalidade. Na Vila Torres, em Curitiba, diversos moradores estão nessa categoria, sustentando-se da coleta e venda de materiais recicláveis, com pequenos negócios na região, ou atuando como empregadas domésticas, manicures, e outras atividades sem registro formal.
Para colaborar com estas famílias, fortemente afetadas pelo fechamento de comércios e isolamento, a Província Marista Brasil Centro-Sul, o Grupo Marista e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), uniram-se ao Padre Joaquim Parron e à Associação de Moradores da Vila das Torres, para organizar uma campanha de arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza.
“Não podemos fechar os olhos para a realidade que vivemos. Então, assim como a mensagem central de Atos 10, 38, que diz ‘Ele passou pelo mundo fazendo o bem’, buscamos seguir os seus passos e ajudar quem mais precisa”, explica Ir. Rogério Renato Mateucci, pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR.
Doações sem contato físico
Um sistema de drive-thru foi montado próximo à comunidade para que as doações sejam recebidas, higienizadas e armazenadas com segurança e sem a necessidade de contato físico, seguindo as recomendações de isolamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS). “A nossa preocupação é com o sustento das famílias nos próximos dois ou três meses, já que não sabemos quanto tempo vai durar o isolamento ou a recuperação dos comércios”, destaca Simone Tavares Zucchi, do Observatório de Educação para a Solidariedade da PUCPR.
Para quem deseja doar sem sair do carro, basta se dirigir ao endereço onde funciona o drive-thru: Av. Comendador Franco, 1034. O atendimento é das 08h às 17h. Também é possível fazer contribuições financeiras por meio da conta corrente da APC – Associação Paranaense de Cultura (Caixa Econômica Federal | Operação: 003 | Agência: 3153 | Conta Corrente: 689-6 | CNPJ: 76.659.820/0001-51). Os recursos captados serão utilizados para a compra de alimentos não-perecíveis e materiais de higiene conforme as necessidades da população em vulnerabilidade social da Vila Torres.
Informações corretas são essenciais
Além da arrecadação de alimentos, o grupo ainda está produzindo o Informativo Solidário, dividido em diversos temas como saúde e seguridade social, para garantir que os moradores da região estejam corretamente informados sobre as medidas de prevenção e os benefícios a que podem ter acesso durante o período de isolamento.
“Em contato com a Associação de Moradores percebemos que havia muitas fake news sobre a doença e as medidas tomadas neste cenário de coronavírus. Então, achamos importante produzir este informativo, distribuído pelas redes sociais dos líderes da comunidade. Assim, garantimos o acesso às informações corretas”, explica Simone Zucchi.
Os cards do Informativo podem ser baixados no site da Identidade Institucional da PUCPR.
Serviço:
SOS Vila Torres
Doação: alimentos, especialmente cestas básicas, produtos de limpeza e de higiene.
Local de entrega: Av. Comendador Franco, 1034 (drive thru).
Atendimento das 08h às 17h.
Doações financeiras: APC – Associação Paranaense de Cultura | Caixa Econômica Federal | Operação: 003 | Agência: 3153 | Conta Corrente: 689-6 | CNPJ: 76.659.820/0001-51.
Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp 41 9 9106-9104, ou pela página https://marista.org.br/noticia/pascoa-2020-um-convite-seguir-os-passos-de-jesus-e-fazer-o-bem/