PUCPR lança processo seletivo para pessoas pretas e pardas, para bolsas de Graduação
Iniciativa faz parte do Programa de Ações Afirmativas da Universidade
A PUCPR tem como missão promover o conhecimento, a cultura e a formação integral de cidadãs e cidadãos comprometidos com o progresso da sociedade, através da Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão, busca valorizar a capacidade individual de transformar ideias e estruturas sociais, integrando seus valores na comunidade universitária e além dela.
A PUCPR reconhece que ampliar o acesso à educação para os jovens é fundamental para impulsionar mudanças sociais e fortalecer as comunidades, especialmente para a população negra (preta ou parda) do Paraná. De acordo com o IBGE-PNAD de 2022, 26,4% da população nos estados do Sul do Brasil são negros (pretos e pardos), e Curitiba/PR tem a maior concentração desse grupo.
Considerando o cenário nacional de desemprego e baixa renda, sobretudo entre os jovens negros, este projeto propõe a concessão de bolsas de estudo integrais (isenção de pagamento de mensalidades) para o acesso para a primeira graduação de pessoas negras (pretas ou pardas) com idades entre 17 e 35 anos. Os beneficiários devem residir em Curitiba ou região metropolitana, com renda per capita de até 1,5 salário mínimo nacional vigente.
O vestibular para pessoas pretas e pardas faz parte do Programa de Ações Afirmativas da PUCPR desenvolvido pela Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão, em conjunto com as áreas Diretoria de Identidade Institucional, PUCPR Acolhe, Compliance e Risco, Departamento de Pessoas e Cultura da PUCPR, Gerência de Extensão Universitária, e Departamento Jurídico.
O processo possui três etapas:
Primeira etapa: prova objetiva presencial no Câmpus Curitiba;
Segunda etapa: composta da avaliação dos documentos mencionados no Edital;
Terceira etapa: será presencial e consistirá em realização de procedimento de heteroidentificação.
Quem pode participar?
Poderão concorrer às bolsas de estudo ofertadas neste edital o(a) candidato(a) que cumprir os seguintes requisitos:
– Ter concluído o Ensino Médio, pela via regular ou da suplência, ou possua declaração escolar de conclusão do Ensino Médio;
– Não possua diploma de curso superior;
– Ter até 35 (trinta e cinco) anos de idade completos no ano de 2024;
– Se autodeclarar uma pessoa negra (preta ou parda), por meio do preenchimento e envio do formulário constante no anexo VII deste edital;
– Residir em Curitiba (PR) ou região metropolitana, consoante delimitação territorial indicada no anexo IV deste edital;
– Ter renda per capita máxima de 1,5 (um e meio) salário mínimo nacional vigente no período deste edital, considerando o grupo familiar do(a) candidato(a);
– Não possua vínculo na PUCPR por meio de bolsa 100% PROUNI.
As pessoas interessadas poderão encontrar mais informações e detalhes sobre o processo de inscrição no edital oficial, disponível no site da universidade.
As inscrições podem ser feitas de 4 a 15 de janeiro de 2024 e não tem taxa. A prova será aplicada no dia 27/01, às 13h, composta por 20 questões de múltipla escolha e redação.