PUCPR na ALEP: estudantes vivem rotina de parlamentares da Assembléia Legislativa
Cada grupo representante de diferentes universidades se organizou como um partido
Entre 18 e 26 de julho, uma equipe de seis estudantes representou a PUCPR no Parlamento Universitário, um programa da Assembléia Legislativa do Paraná (ALEP) que transfere acadêmicos de várias instituições de ensino superior para vivenciar a rotina de um parlamentar.
Os estudantes William Costa Grande, Gabriel Marques, Fernanda Carvalho, –da Escola de Direito– e Eva Gislaine –acadêmica de Teologia, definidos como titulares, criaram e levaram projetos para o plenário, todos aprovados. Eles fazem parte dos 54 selecionados de 12 universidades entre mais de 1.400 inscritos para o projeto.
A seleção desses universitários ficou por conta da coordenação da Escola, juntamente com o Núcleo de Direito Eleitoral (NELET).
Na proposta, que alia o aprendizado do processo legislativo ao desenvolvimento da articulação política, os diferentes grupos das universidades assumem o papel de partidos políticos.“Nós nos reunimos com outras universidades –outros partidos– para fazer articulações e mobilizações em que pudéssemos nos unir e nos tornarmos maioria”, explica o acadêmico William Costa, do 5º período de Diteito.
Com apoio dos coordenadores Antônio Kozikoski, Roberto Oresten, além do professor Bernardo Strobel Guimarães, os participantes puderam se preparar para vivenciar a experiência ao máximo.
“É um trabalho que exige bastante dedicação e empenho. Só lá a gente consegue praticar efetivamente a democracia e a cidadania”, completa William.