PUCPR oferece mais de 30 opções de dupla diplomação para estudantes
Cerimônia de formatura evidenciou importância da internacionalização para a Universidade
A PUCPR oferece para seus estudantes a oportunidade de internacionalização acadêmica e dupla diplomação em diversas universidades parceiras. A instituição também tem outros programas de intercâmbio para que o estudante escolha de acordo com a sua fase acadêmica e objetivos.
Mesmo durante a pandemia foi possível estudar fora em instituições parceiras da PUCPR. No evento de formatura da dupla diplomação estavam presentes formandos de quatro universidades:
– Universitá degli Studi di Ferrara (Itália), no curso de Arquitetura e Urbanismo: Ana Lígia Mazzocco Chioquetta e Juliana Parolin, representada pela mãe, Sra. Diva Regina Chiminacio Parolin.
– Universitat de VIC (Espanha), curso de Publicidade e Propaganda: Eduarda Corrêa de Oliveira e Valentina Bornacina
– Universidade de Minho (Portugal), curso de Engenharia Civil: João Gabriel de Souza.
– St. Mary´s University (Reino Unido), curso de Ciências Econômicas – International Business Program (IBP): Gustavo Cardona e Almeida.
Para o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, realizar a formatura de dupla diplomação é um reconhecimento dessa caminhada que começou lá em 2009. “Temos vários programas de internacionalização e a PUCPR foi reconhecida como uma das universidades brasileiras que mais promove internacionalização para seus professores e estudantes”.
A PUCPR tem mais de 300 acordos de internacionalização, em 283 instituições parceiras, em 48 países. Para a dupla diplomação são 37 acordos, em 15 programas/áreas que o estudante pode escolher para aprimorar os seus conhecimentos.
Uma das opções de internacionalização é o International Business Program (IBP), curso de formação internacional complementar, que o estudante Gustavo Cardona e Almeida fez pela St. Mary´s University, em Londres, na Inglaterra, por meio da Escola de Negócios da PUCPR.
“A experiência foi muito legal, trouxe vários frutos e ao mesmo tempo foi bem desafiadora por causa da pandemia. Aprendi a lidar com diferentes culturas, pessoas e é isso que faz com que a gente amadureça. Além disso, também tive um contato muito grande com outros professores (da PUCPR e da Inglaterra) e isso possibilitou um vínculo acadêmico muito bacana entre as instituições”. Quando concluiu seu mestrado, Gustavo recebeu um convite para realizar o doutorado na instituição inglesa.
Para o diretor de internacionalização da PUCPR, professor Marcelo Mira, uma das grandes conquistas da universidade foi a mudança de cultura para proporcionar ainda mais experiências internacionais de ensino.
“A universidade que não se prepara para formar cidadãos inseridos na comunidade de maneira global estará falhando. A PUCPR felizmente enxergou esse futuro e desde então oferecemos internacionalização tanto fora quanto dentro da universidade. O processo tende a se expandir cada vez mais, como tem que ser”.
Iniciativas e programas de internacionalização
A PUCPR é referência em iniciativas e programas de internacionalização, entre elas estão:
– Global Classes: oferece disciplinas de graduação e pós-graduação em diversos idiomas;
– Intercâmbios para universidades dos diferentes continentes. As inscrições para o programa com saída no 2º semestre de 2023 estão abertas de 16/11/2022 a 06/02/2023;
– Duplas e triplas diplomações, além de cotutelas e joint PhD, nos níveis de mestrado e doutorado;
Summer Institute: um período de ensino no PUCPR Hub Florença @KSU, mantido pela parceira estratégica Kent State University e compartilhado com a Webster University e a Dankook University. Até o dia 02/12 é possível realizar a confirmação de pré-matrícula para a viagem de janeiro de 2023. Leia mais.
Conheça as demais opções de internacionalização
Quem faz a dupla ou tripla diplomação amplia suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho nacional e internacional. A vivência em outra cultura amplia os horizontes, fortalece soft skills como responsabilidade, resiliência e autoconfiança, e proporciona grande crescimento pessoal, profissional e emocional.
Para realizar a dupla diplomação é necessário que o estudante tenha bom desempenho acadêmico e frequência nas disciplinas do curso regular, com adequado índice de rendimento acadêmico (IRA). Além disso, também precisa ter proficiência ou suficiência no idioma da instituição de destino.
As inscrições para a dupla diplomação estão abertas até o dia 06/02/2023. Acompanhe os editais.