PUCPR discute educação inclusiva em Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Ampliar a inclusão social e promover a emancipação de pessoas com deficiência em Curitiba. Este foi o foco do evento que realizado no dia 03 de dezembro na PUCPR em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A iniciativa, aberta à comunidade, contou com palestras sobre o processo inclusivo, mais de 25 oportunidades de emprego da Universidade de diversas áreas e complexidades, além de esclarecimento de dúvidas sobre o Seguro Desemprego e emissão da Carteira de Trabalho, serviços ofertados pelo Sistema Nacional de Emprego (SINE). Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência.
Educação inclusiva, saúde, família e a busca de autonomia, assim como desafios, soluções e protagonismo no emprego foram alguns dos assuntos abordados no dia. Além dos debates, o encontro teve exposições de cursos ofertados pelo Liceu de Ofícios Curitiba, pela PUCPR e pelo TECPUC. “Estamos oferecendo ao público mecanismos para a qualificação, cidadania e empregabilidade da pessoa com deficiência. São elementos fundamentais para a construção de uma vida mais autônoma. O evento falou do papel da acolhida da sociedade e ao mesmo tempo comentou a responsabilidade que a própria pessoa e a família têm nessa busca”, conta Rafael Bonfim, um dos responsáveis pelo Programa Incluir – Profissionais com Deficiência do Grupo Marista.
Dando início ao dia, o chefe de gabinete da reitoria da PUCPR José Casela leu um manifesto sobre a necessidade de termos uma Universidade e uma sociedade inclusiva. Leia o manifesto completo aqui!
O evento, gratuito e aberto à comunidade, teve como público alvo pessoas com deficiência e seus familiares. Confira como foi o evento abaixo:
Mesa 1 – Educação inclusiva – A sala de aula como porta de entrada para o mundo (09h20 – 10h40)
Darli Sampaio – Professora PUCPR
Diele Pedrozo Santo – Professora de educação inclusiva
Gabriel Burigo – Aluno PUCPR
Regiane Maturo – Especialista em inclusão – Grupo Marista
10h40 – 12h – Interação com expositores
Mesa 2 – Saúde – Especialistas, família e você em busca de autonomia (13h45 – 15h)
Claudiana Chiarello – Fisioterapueta do Centro de Reabilitação Vitória
Dr. Guilherme Murta – Coordenador de Saúde Ocupacional – Grupo Marista
Lilian Biglia – Profissional de reabilitação do Instituto Paranaense de Cegos
Mauro Nardini – Presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná
15h – 15h40 – Interação com expositores
Mesa 3 – Trabalho e emprego – Desafios, soluções e a pessoa com deficiência como protagonista (15h45 – 17h)
Sibele Regina Baumgartner – Sine – Unidade Curitiba
Pâmela Marques – Psicóloga SEAP – PUCPR
Sandra Bortot – Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Yvy Abbade – Vice-presidente da Universidade Livre para a Eficiência Humana