PUCPR tem banco de kefir com mais de 400 bactérias e leveduras estudadas
Kefir é uma bebida milenar rica em nutrientes fortalece o sistema imunológico e pode ser feita em casa
Uma bebida produzida pela fermentação do leite realizada por bactérias e leveduras. Além de uma ótima fonte de nutrientes, o kefir possui diversos outros benefícios, como regularização da microbiota intestinal, ação anti-inflamatória, redução do colesterol, melhoria da tolerância a lactose, fortalecimento do sistema imune e até mesmo proteção contra o câncer – afinal, ele conta com uma grande diversidade de microrganismos benéficos a saúde. E esse probiótico tem fácil manejo, podendo ser cultivado em casa, e diversas formas de consumo.
A PUCPR possui um banco de kefir, no qual mais de 400 bactérias e leveduras são estudadas. Humberto Madeira, professor do curso de Biotecnologia da PUCPR explica que, para consumo em casa, é apenas necessária uma “muda” formada pelo que são chamados os grãos do kefir.
“A bebida fermentada kefir, apesar de milenar, tem sido foco de pesquisas somente nos últimos dez a quinze anos. No projeto de Biotecnologia do Kefir que realizamos na Universidade, o objetivo principal é determinar a composição microbiana exata de kefir de diversas origens, usando técnicas moleculares (DNA) e gerando um banco de bactérias e leveduras com potencial probiótico. A partir dessas cepas armazenadas em banco, identificamos a propriedades probióticas mais acentuadas, de forma a serem utilizadas tanto na indústria, fortificando o próprio kefir produzido industrialmente, como com o objetivo de futuro desenvolvimento de probióticos para tratamento de doenças”.