Fique por dentro - 03 out 2018

Universidade acolhe imigrantes e refugiados no Projeto de Língua Portuguesa da PUCPR

Estudantes, que têm aula de Língua Portuguesa gratuita, receberam carteirinha da Universidade e agora também possuem acesso à Biblioteca

Crédito: Agência Bureau de RP.

Nesta terça (02) a PUCPR acolheu imigrantes e refugiados na Instituição. Na cerimônia, realizada no auditório Maria Montessori, foi realizada a entrega da carteirinha para os, agora oficialmente, estudantes da Universidade. Os imigrantes, de locais como Cuba, Venezuela, Síria, Senegal, Haiti, Jordânia, Colômbia e Peru, têm aulas gratuitas de Língua Portuguesa, assim como disponibilidade de professores do Núcleo de Direitos Humanos e Clínica de Direitos Humanos. Assim, os estrangeiros conseguem auxílio com questões sociais e direitos humanos, documentos, legislação brasileira e garantia de direitos básicos.

Na data, os presentes puderam conferir três apresentações culturais da Escola de Educação e Humanidades, e diversas falas, entre elas a de José Andre de Azevedo, da Diretoria de Identidade e Missão da PUCPR, o decano da Escola de Educação e Humanidades Ericson Sávio Falabretti, Rodrigo Alvarenga, do Núcleo de Direitos Humanos e Danielle Pamplona, coordenadora da Clínica de Direitos Humanos.

A PUCPR, face as questões humanitárias e migratórias, visa assumir o compromisso de ser “família global e atuar como farol de esperança neste mundo turbulento”, respondendo com “audácia às necessidades emergentes” (XXII Capítulo Geral, Instituto dos Irmãos Maristas, Colômbia, 2017).

A ação foi uma realização do Puc Idiomas, Núcleo de Direitos Humanos, Diretoria de Identidade, curso de Letras PUCPR, Escola de Comunicação e Artes – BUREAU de RP, curso de Engenharia da Produção, Mestrado em Saúde Coletiva, Mestrado em Bioética, Mestrado em Direitos Humanos, Núcleo de Práticas Jurídicas, curso de Gastronomia, Clínica de Direitos Humanos, Pastoral PUCPR e Projeto Comunitário.

Crédito: Agência Bureau de RP.