Visite a exposição do Centenário Ida Hannemann
Obras podem ser contempladas no Centro Cultural PUCPR
Em homenagem ao centenário de nascimento de Ida Hannemann de Campos, o Centro Cultural PUCPR realiza a exposição “imaginários, formas e poéticas na arte paranaense, com a curadoria de Fernando A.F.Bini.
Ida foi desenhista, pintora, gravadora, ceramista, tapeceira e poeta. Inspirada pela literatura, pelas lendas, pela espiritualidade e pelas paisagens curitibanas é uma expoente da arte e do modernismo no Paraná. Sua obra é marcada pela luz, cores e formas. Além das paisagens, Ida tem uma passagem pela geometrização das formas, as naturezas mortas e o “gigantismo”, fase em que os objetos agigantam na tela.
Participou de inúmeras exposições e foi premiada por cinco vezes no Salão Paranaense de Belas Artes. Suas obras estão presente em acervos de museus e coleções particulares no Brasil, França, Alemanha, Suíça, Japão, Espanha e Argentina.
Na PUCPR, expôs em mostras individuais e coletivas, e em suas pinceladas eternizou o Hospital Nossa Senhora da Luz, Marcelino Champagnat, São Francisco e pelas formas geométricas, concebeu a obra Composição de Flores Amarelas e, na Biblioteca Central, por meio do mural “Natureza Típica” propiciou o encontro da arte e do conhecimento.
Homenagem do Reitor da PUCPR para a artista
A PUCPR ao longo de sua história contou com muita gente boa que colaborou grandemente com a missão da Universidade. Ida Hannemann de Campos foi uma delas. Celebrar o centenário de nascimento de Ida na PUCPR foi uma das maneiras de celebrar a vida e a obra desta importante artista paranaense. Ida encheu de cor nossa cidade, nossa Universidade e, também, nossas vidas. Que essa exposição seja um prisma a encher nossos olhos e nossas almas.
A exposição ficará aberta à visitação de 7 de março a 23 de junho de 2023, das 9h às 17h, no Centro Cultural PUCPR.