Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 17 maio 2022

Volume 2 do livro “Olhares Literários” é lançado em versão impressa com mulheres como protagonistas

Evento reuniu professores que coordenaram o projeto e estudantes responsáveis pela nova edição da antologia

Foto: Lívia Berbel

O livro “Olhares Literários – Uma Antologia Volume 2”, escrito por estudantes do curso de Jornalismo, chegou às mãos do público durante um evento na biblioteca da PUCPR na última terça-feira (10). 

No lançamento, as autoras destacaram a obra, que foi escrita apenas por mulheres e os professores ressaltaram a importância da ação conjunta dos cursos de Jornalismo, Letras e Design. O livro pode ser lido em versão digital aqui.

A estudante responsável por representar o curso de Design, Yasmim Meyer, afirmou, que a liberdade de criar um projeto gráfico, a partir das ideias e conceitos dos outros cursos, foi a melhor parte de tudo. “Eu li todos os textos e tive que entender as emoções”.

Ela também defendeu a escolha das cores e tipografias, já que o rosa serviu como uma amostra de apenas mulheres publicadas. 

Amábille Mattozo, alumni do curso de Letras, comentou sobre a apresentação que ocorreu nessas novas áreas. “Esse projeto abriu muitas portas na minha vida, como conhecer essas áreas da revisão”. Ela comentou que foi muito interessante poder ter contato com todas as fases do projeto, tanto com as autoras para entender os textos, quanto com a equipe de Design para cortejar esse material rico. 

Para a estudante de jornalismo Stephanie Friesen, uma das escritoras do livro, a oportunidade de trabalhar no projeto foi única e especial. Segundo ela, é inexplicável poder ver o resultado de seu trabalho em suas mãos, em formato impresso. 

Interdisciplinaridade 

Todos os professores presentes no evento comentaram sobre a mescla de cursos que o projeto envolveu.  

Para a professora de Letras Rosane Nicola, “a busca desse intertexto foi muito significativa para os estudantes. É preciso ter uma construção e preocupação com o que os leitores irão sentir com os textos e esse foi o objetivo do trabalho de cada uma das partes envolvidas”, conta.  

Já para Paulo Zaniol, professor de Design, “o trabalho foi feito em função de entender a mensagem das escritoras”, ressaltou enquanto engrandecia a questão da interdisciplinaridade. 

O evento 

O lançamento do segundo volume do livro aconteceu no hall da biblioteca e teve a presença dos envolvidos no trabalho e alguns de seus familiares. A mesa foi composta pelos professores Paulo Zaniol, Paulo Camargo e Rosane Nicola; as estudantes Amábille Mattozo, Stephanie Friesen e Yasmin Meyer. A conversa foi mediada por Fernanda Ávila Ferreira, representante da PULP editora, responsável pela edição  impressa.  

** Versão adaptada do texto de Lívia Berbel e Victor Dobjenski