Ouvidoria

Por meio deste canal, estudantes, professores, corpo técnico-administrativo e comunidade extrauniversitária podem manifestar sua satisfação ou insatisfação, além de sugestões sobre sua relação com a PUCPR, visando o aperfeiçoamento do modelo administrativo e das ações institucionais, em suas diferentes instâncias administrativas e acadêmicas.

Tem o intuito de conhecer o grau de satisfação do usuário, buscar soluções para as questões levantadas e oferecer sugestões aos gestores institucionais para o aprimoramento das atividades acadêmicas. Objetiva também ouvir a comunidade, acompanhar e monitorar as demandas, mediar conflitos e aperfeiçoar o processo de trabalho dentro da Instituição, promover o desenvolvimento, junto às várias instâncias acadêmicas e administrativas de medidas que favoreçam a participação da comunidade interna e externa na garantia de direitos e na promoção da melhoria das atividades desenvolvidas pela Instituição.

Possuo algumas disciplinas pendentes, ficarei retido em meu período?

Não há mais a regra para retenção de período. O aluno que possuir pendências, não importando quantas sejam, poderá avançar de período de forma automática, não necessitando de autorização da Coordenação nem de Protocolo ao SIGA. De todo modo é recomendável que você não acumule pendências, ou seja, procure cursá-las à medida que avança no curso.

Não consigo visualizar notas e faltas

O estudante consegue visualizar as suas notas e frequência através do web aluno: https://432f5d.mannesoftprime.com.br/webaluno/

Passo a passo:

  1. Menu> notas
  2. Menu> frequência

Ou acessar utilizando o app da universidade: https://www.pucpr.br/app

No rosto do aplicativo, rolando para a direita aparece a opção de notas e frequência:

Como Solicitar Histórico Escolar e Atestado de Matrícula?

Histórico Escolar

Aluno pode solicitar o seu histórico escolar através do seu Web Aluno, seguindo o caminho: MENU > Protocolos > Incluir Protocolo.

Hoje, temos várias opções de histórico escolar. Exemplos incluem:

É possível abrir o protocolo de solicitação de documentos também pelo app da PUCPR.

Atestado de Matrícula

  •  Agora você poderá obter seu atestado de matrícula diretamente no Portal do Aluno. Basta cumprir os seguintes passos:
  •  Após acessar o sistema, na Página Inicial em “solicitações”, você deve escolher a opção “Atestado de Matrícula”;
  •  Na nova tela, selecione “Atestado de Matrícula” e clique em “Solicitar”. Será apresentada uma mensagem de confirmação;Para impressão do atestado de matrícula, volte à Página Inicial e clique em “Minhas Solicitações”;
  •  Na nova tela disponibilizada, selecione “Baixar arquivo solicitado”, resultando o arquivo em PDF para impressão.

Como alterar a senha da biblioteca de aluno?

Os estudantes acessam a plataforma da biblioteca através do Web Aluno:

Para emprestar livros em formato digital, os alunos utilizam o seu login e senha de acesso do Web Aluno: https://pergamum-biblioteca.pucpr.br/login?redirect=/meupergamum

Bilbioteca

Como trocar a senha de e-mail do Aluno?

Os alunos que tiverem problemas de acesso com login e senha, podem tentar realizar a recuperação seguindo os passos abaixo:

  1. https://recuperar-senhas.pucpr.br/ms-auth.html
  2. https://recuperarsenhas.pucpr.br/?_gl=1*1cutvgo*_gcl_au*MTE4MTQzMTI1OC4xNzA3MzE1MTc0LjI2ODA3MjY 2MC4xNzA5MjQzNzkxLjE3MDkyNDM3OTM.*_ga*MTAyMjA4MDc0OS4xNzA3MzE1MTc2*_ga_ 11M5C4PYGB*MTcxMjM0MDA4Ni42NC4xLjE3MTIzNDUyNDMuMTkuMC44MDQyNTcyMzU.
  3. Caso não consiga, entrar em contato com o nosso setor de Tecnologia da Informação (TI) por e-mail: [email protected]

Trancamento de Matrícula

Dentro dos prazos estipulados pelo calendário acadêmico já estabelecido pela universidade, o estudante pode abrir o protocolo pelo seu Web Aluno, seguindo o caminho: MENU > Protocolos > Incluir Protocolo > Graduação > Presencial > Trancamento de Matrícula.